Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

aqui, não

Dónde:
Paço Imperial / Praça XV Novembro, 48 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
28 jun de 2018 - 26 ago de 2018
Inauguración:
28 jun de 2018
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
aqui, não/construir, criticar O título da instalação de Cristina de Pádula sugere uma enorme negatividade, o que é confirmado por certo esvaziamento centrípeto do lugar de exposição, mas sobretudo pelo negror do material de que faz uso para construir seus trabalhos, sejam eles desenhos, fotos, vídeos, objetos de cena, elementos construtivos do espaço ou mesmo acúmulos de seus restos quase sem forma. No entanto, essa parafina tingida é bem mais que uma matéria-prima. Mesmo quando se apresenta sem forma, constitui-se como signo amplo dessa negatividade e marca uma economia que se desenvolve no espaço e que, desse modo, escapa a qualquer dos objetos para habitar o espaço expositivo como um todo. Revela-se assim que os elementos da exposição são invariavelmente fragmentos. E a sensação dessa sua dispersão que ativa o espaço é confirmada se soubermos que os diversos elementos da instalação evidenciam ainda o processo perpetuado de perda e retomada da ... forma que caracteriza o trabalho da artista: ela destrói seus trabalhos assim que cessa sua mostra, fazendo-os voltar ao estado de matéria-prima. O trabalho é gerido, portanto, por uma vivência de artista extremamente dura. O que se vê na galeria de fato é um hiato do trabalho – do seu não ver, do seu não lugar, do seu não formar, do seu não existir. Não se trata apenas de representar um lugar negativo, uma cenografia advinda do teatro de Beckett que a artista tanto admira, mas de um enfrentamento específico do fazer artístico do qual se apresenta a certidão negativa como exposição. A arte e sua experiência estão prestes a perder-se, já deixaram de ser. Os objetos expostos são tão estados da matéria-prima quanto restos desse enfrentamento; o que se expõe é o esforço de cada fragmento na direção do sentido, e para longe dele. O processo da artista parte de infligir perpetuamente uma exclusão na qual a possível constituição de uma obra-prima, de um monumento ou mesmo de uma obra (como resultado e trajetória natural de uma vida de artista) concorre imediatamente com sua crítica destrutiva. É importante observar que se inverte aí o papel moderno da parceria produtiva entre obra de arte e crítica e, nesse sentido, seu trabalho nos coloca um problema histórico sobre o papel da autonomia e da teoria na prática artística. O que se nega no trabalho de Cristina é o estabelecimento de uma racionalização representacional ou pragmática dessas duas experiências, arte e crítica, uma para com a outra. Se algo da autonomia modernista transparece em elementos da formalização de Cristina, tais como as duplicações, figuras geométricas, a abstração dos allovers, a serialidade em grade (relações formais imediatamente se estabelecem com o minimalismo), deve-se imediatamente perceber que isso não traz qualquer conforto, triunfo ou futuro. Ao contrário, configuram o espaço como máquina distópica. Cezar Bartholomeu

 

 

Entrada actualizada el el 16 jul de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones