Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Arte Funcional

Dónde:
Sergio Gonçalves Galeria / Rua do Rosario, 38 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
30 jul de 2016 - 17 sep de 2016
Inauguración:
30 jul de 2016
Horario:
De terça a sexta, de 11h às 19h, e aos sábados, de 11h às 18h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Correo electrónico:
contato@sergiogoncalvesgaleria.com
Descripción de la Exposición
A exposição “Arte Funcional”, do artista Felipe Barbosa , será inaugurada no próximo sábado (30 de julho), às 13h, na Sergio Gonçalves Galeria - localizada no centro histórico do Rio de Janeiro. A mostra dialoga com o clima olímpico que a cidade do Rio de Janeiro vive com a chegada das Olimpíadas Rio 2016. Nesta mostra tem destaque a relação Arte/Esporte – Como ambos se inserem na natureza humana se apresentando como essenciais a ela. O artista procura traçar esse paralelo, aonde os esportes e a arte, vão ao longo do tempo procurando elementos que desafiem o homem a superar seus limites. Em como tanto uma quanto outra atividade tem se apoiado na tecnologia para essa busca. A mostra por fim, questiona a função tanto da arte como do esporte nessa busca pelo futuro. Felipe Barbosa explica: "os objetos que escolho não são organizados de maneira aleatória. É super importante a forma ... que eles vão tomar a partir da função que eles tem. Outro aspecto é que a palavra "funcional" tem sido incorporada pelo esporte e fiquei pensando como eu poderia incorporá-la a arte. Refleti a relação do funcionamento do corpo, dos objetos escolhidos e da arte. E o grande questionamento é qual é a função desses elementos". Para a exposição o artista selecionou sete obras inéditas construídas ao longo dos dois últimos anos, todas utilizando materiais esportivos. Dentre as obras que serão apresentadas, destacam-se: Swing 2016 (obra composta por 24 tacos de golfe em rotação) onde o movimento dos tacos de golfe repete o movimento que o jogador faz na tacada. Nesse caso o jogador é o próprio espectador da obra. E a instalação “Turning Point” 2015-2016, que ocupará todo térreo da galeria, criando uma espécie de vortex com cerca de 80 raquetes de tênis emulando movimento de uma jogada. Também neste trabalho o movimento do espectador é crucial para sua leitura. Essa obra conta com o apoio da marca de raquetes Head. Em “Olimpíadas nos Trópicos 2016”, cinco faixas de Judô conectadas formam o símbolo dos jogos com um duplo sentido. A exposição tem entrada franca e fica em cartaz até 17 de setembro. Os interessados podem visitar a galeria de terça a sexta, de 11h às 19h, e aos sábados, de 11h às 18h. A galeria não funcionará nos dias 05 de agosto e 07 de setembro. Sobre o artista Felipe Barbosa vem utilizando material esportivo em seus trabalhos há cerca de 10 anos, desde bolas de futebol, basquete, chuteiras, camisas, até seus mais recentes trabalhos com raquetes de tênis e tacos de golfe. Suas obras já participaram de exposições em diversos lugares do mundo, incluindo uma exposição ainda em cartaz no Museu Olímpico de Lausanne – Suíça.

 

 
Imágenes de la Exposición
Arte Funcional

Entrada actualizada el el 29 jul de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones