Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

ARTE_DECODIFICAÇÃO COSMOLÓGICA E ESPAÇOS DO DESENHO

Dónde:
Museu Oscar Niemeyer - MON / Rua Marechal Hermes, 999, / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
02 ago de 2018 - 04 nov de 2018
Inauguración:
02 ago de 2018
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura no dia 2 de agosto as exposições “Arte_Decodificação Cosmológica” e “Espaços do Desenho”, de Uiara Bartira. São dois espaços dedicados à obra da gravadora curitibana, referência em gravura e uma das mais importantes artistas paranaenses no cenário artístico brasileiro. No hall entre as salas 1 e 4 está a instalação “Arte_Decodificação Cosmológica”. Trata-se de um painel de 1.002 imagens que exploram dez diferentes segmentos da história da arte — resultado de mais de 20 anos de trabalho da gravadora. A instalação está exposta em forma física e digital. O público pode interagir com cada obra e navegar pela pesquisa da artista acerca destes temas, além de entrar em contato com as matrizes usadas para produzir as gravuras. São parte da instalação um site, QR Code, TV touch e matrizes em madeira. O curador do Museu Oscar Niemeyer, Agnaldo Farias, explica: “Uiara Bartira quer desvendar o cérebro do ... artista. Para isso, ela propõe uma instalação composta por um hardware e um software estabelecendo conexões “como neurônios em um sistema nervoso central”. “A artista faz uma viagem pelo processo criativo da própria criação fluindo como um mecanismo para se chegar a um meio, não um fim", analisa o curador. Na Sala 10, a mostra “Espaços do Desenho” reúne obras de Uiara Bartira pertencentes ao acervo do MON. São cerca de 30 entre os mais de 200 trabalhos da gravadora sob a guarda do museu — resultado de doação da própria artista. "Exemplares de um diversificado repertório técnico — do desenho a diferentes estilos de gravura —, os trabalhos em exposição têm como principal característica a representação do gesto, através do qual Uiara revela lugares surpreendentes", descreve o curador. O conjunto faz também uma homenagem à artista — que, além de produzir uma obra consistente reconhecida em todo o país, também se ocupou da formação de público e professores de gravura em Curitiba, produzindo um legado inestimável para a arte paranaense. Sobre a artista Uiara Bartira nasceu em Curitiba em 27 de março de 1949. Em 1977, formou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Em 1982, concluiu uma especialização em gravura de metal e desenho na The Art Students League e outra em fotogravura no Bob Blackburn Workshop, em Nova Iorque. Implanta e dirige o Museu da Gravura na capital paranaense entre 1989 e 1992. Em sua trajetória artística, participou de diversas exposições individuais e coletivas e como professora se dedicou a diferentes cursos de teoria e práticas artísticas. No dia e horário da abertura Serviço “Arte_Decodificação Cosmológica” e “Espaços do Desenho” — Uiara Bartira 2 de agosto a 04 de novembro de 2018 Local: Hall entre salas 1 e 4 e Sala 10 Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 41 3350 4400 Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h — acesso até 17h30 R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada) museuscarniemeyer.org.br

 

 

Entrada actualizada el el 21 ago de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones