Exposición en Lisboa, Portugal

As Medidas da Linguagem

Dónde:
Ato Abstrato, Galeria de arte / Rua São Sebastião da Pedreira 68, 72 e 74 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
22 jul de 2021 - 26 ago de 2021
Inauguración:
22 jul de 2021 / 18 a 21 h.
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A Ato Abstrato – Galeria de Arte, tem o prazer de informar da abertura da exposição de FERNANDO AGUIAR — As Medidas da Linguagem, que ocorrerá no dia 22 de julho de 2021, quinta-feira, das 18,00 às 21.00 horas, na Rua São Sebastião da Pedreira, 72, em Lisboa, e que estará patente até ao dia 26 de agosto de 2021. A presente exposição é constituída por obras inéditas realizadas nos últimos anos, algumas com o recurso a antigas gravuras tipográficas que constituíram o ponto de partida para criações plásticas em papel vegetal e sobre folhas de polipropileno. O metro articulado de carpinteiro que, de início, foi pensado para criar um objeto de homenagem a Cildo Meireles, acabou por resultar num elemento gráfico reproduzido nessas pinturas e sobre um conjunto de folhas desdobráveis de etiquetas autocolantes de grandes dimensões. Uma das series agora apresentada, tem por base a fotografia de uma performance realizada pelo ... autor no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1985. A série consiste na reprodução dessa imagem (ou a ausência dela) em tela, pintando-a sobre um fundo vermelho, com cores que causassem a estranheza possível. Recorrendo à mesma imagem, foram ainda realizados registos em papel com pintura a aguarela. Outras pinturas inscrevem breves frases na espessura lateral da grade, que começam no lado esquerdo e terminam no lado oposto da tela, acrescentando texto ao cromatismo do espaço frontal. A tridimensionalidade nesta exposição é conferida pelo objeto ´Antologia´, uma colagem com capas de livros encadernadas a dourado e penduradas num cabide de madeira também dourado, e por duas esculturas em aço inoxidável. O conjunto de obras evidencia a expressão linguística e formal de Fernando Aguiar, e de um percurso de experimentalismo estético no traçar de conceitos e de representações nas abordagens pictóricas, pelas quais tem pautado o seu trajeto criativo. Fernando Aguiar nasceu em Lisboa, em 1956, realizou numerosas exposições individuais em Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Cuba e no Brasil, e participou em muitas dezenas de exposições coletivas em diversos países. Publicou livros de poesia, contos, performance e antologias de poesia visual, e participou em 120 Festivais Internacionais de performance e de poesia sonora, nomeadamente no Centro Pompidou, Casa de Serralves, Tokyo Metropolitan Art Space, Mexic-Arte Museum, Musée D’Art Contemporain (Marselha), Museo Vostell Malpartida, Círculo de Bellas Artes e Matadero (Madrid), Hong Kong Arts Center, e no IVAM – Institut Valencià d’Art Modern. Está representado em diversas coleções institucionais e particulares, entre elas no Museu de Serralves, Millenium BCP, Fondazione Bonotto, National Center of Contemporary Art (Kaliningrad), Museum Für Modern Kunst (Weddel), Fondazione Berardelli, Luciano Benetton Collection e na Fundação Cupertino de Miranda.

 

 

Entrada actualizada el el 15 jul de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones