Inicio » Agenda de Arte

As Piores Flores: Desenho 1990-1996

Exposición / Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest - Lisboa / Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos - Rua Arco do Cego, Piso 1 / Lisboa, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
22 oct de 2011 - 22 ene de 2012

Inauguración:
22 oct de 2011

Comisariada por:
Miguel Wandschneider

Organizada por:
Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest

Artistas participantes:
José Loureiro

       


Descripción de la Exposición

Esta exposição é uma apresentação muito extensa e representativa do trabalho de desenho que José Loureiro (Mangualde, 1961) realizou entre 1990 e 1996. Quase todos os desenhos ficaram arredados do olhar do público, guardados nas gavetas do atelier do artista. E no entanto, estamos diante de um corpo de trabalho fundamental na sua prática artística desses anos, e determinante, além do mais, para se poder (finalmente) compreender a pesquisa que o levou do campo da figuração para o campo da abstracção, onde o seu trabalho se tem inscrito desde meados da década de 1990.

 

Mais do que a quantidade de desenhos produzidos por José Loureiro ao longo deste período (a exposição contempla uma cuidadosa selecção de cerca de 300 desenhos), é impressionante a diversidade de motivos, de tipos de composição, de técnicas, de maneiras de desenhar e de estilos que o artista explorou e desenvolveu ao longo de um período de tempo relativamente curto. E mais do que a descontinuidade entre a figuração e a abstracção, que se torna flagrante em determinado momento da exposição, surpreendem as sucessivas descontinuidades que atravessam a sua produção de desenho no período considerado, o qual pode ser abreviadamente subdividido em três fases principais: a dos desenhos figurativos a guache de 1990; a dos desenhos simétricos a grafite (com recurso pontual ao crayon conté e ao guache) de 1992, a que se juntam outros desenhos feitos igualmente em folhas de 70 por 100 centímetros; e a dos desenhos a grafite, guache ou caneta de feltro, realizados entre 1994 e 1996, que exploram a grelha como dispositivo de composição na construção de padrões de quadrados ou bolas.

 

Como o artista diz na entrevista publicada no catálogo da exposição (e acessível, numa versão reduzida, no jornal da exposição): 'Repisar as coisas é essencial para mim. Repisar é quase um sinónimo de desenhar. Repisando as coisas, conseguimos percebê-las melhor. Lemos e relemos, lemos e relemos, lemos e relemos, e com alguma sorte lá começamos a entender alguma coisa do que se está a passar.' E um pouco mais à frente: 'Nas sucessivas séries de desenhos tentava pegar numa determinada coisa e, de certa maneira, exauri-la, trabalhando obstinadamente, compulsivamente, sobre ela. [...] Acontece que, inesperadamente, num momento qualquer, [os assuntos] nos parecem esgotados. E eu também estou esgotado e não quero mais continuar com aquilo. Passo a outra coisa e lá continuo a repisar com renovada energia.'

 

A exposição está organizada segundo um clarificador critério cronológico.

 


Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 14 abr de 2025 - 12 may de 2025 / Madrid, España

#VersionaThyssen XXII

Ver premios propuestos en España

Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España

PHotoEspaña 2025

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Ute Aurand. Gente, lugares, vidas

Ver cursos propuestos en España