Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Assembleia

Dónde:
Galeria Nara Roesler - São Paulo / Avenida Europa, 655 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
21 feb de 2013 - 23 mar de 2013
Inauguración:
21 feb de 2013
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

O conjunto da obra de Paul Ramirez Jonas - cujo reconhecimento internacional já lhe rendeu participações nas bienais de Veneza e São Paulo, entre outras - é frequentemente marcado pela consciência do coletivo. Isso é, no entanto, tão enraizado em seu pensamento artístico que suas estratégias fogem aos procedimentos colaborativos usuais da arte contemporânea; o artista não apenas confere ao público o papel ativo na construção do sentido dos trabalhos, mas verdadeiramente reflete as complexidades da esfera coletiva e faz delas premissa de suas criações.

 

Um aspecto dessa preocupação, que se apresenta discreta graças ao caráter irônico de sua poética, foi bem comentado por Pablo Helguera, artista mexicano e diretor acadêmico do MoMA (NY), convidado a assinar o texto crítico da exposição: '...este interesse não contém apenas a dicotomia entre pessoal e público; parece desejar um certo anonimato que, embora ... pessoal, é conferido pela presença da mensagem em público.' Como caso exemplar, o autor cita os monumentos feitos de cortiça, representados na mostra da Galeria Nara Roesler por um busto - tanto o uso do material prosaico para uma forma geralmente feita em metal ou pedra quanto a presença de um corte que impossibilita a identificação do retratado, subvertem o caráter sempre cerimonioso, afirmativo e simbolicamente inerte do busto. A peça de Ramirez Jonas, não por acaso chamada Ventriloquist, é quase uma transfiguração do mural de recados em cortiça. Um 'monumento' parecido, um cavalo em cortiça, foi apresentado na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2011.

 

Em outras peças, é o caráter coletivamente constituído da cultura que entra em questão, como em Assembly (Ghazi Stadium), uma série de painéis que compõem a imagem aérea de um estádio de futebol a partir da justaposição de milhares de ingressos de diferentes cores. Cada individualidade ali representada por um ticket sugere distintos potenciais de participação social (fato especialmente eloquente por se tratar de um estádio afegão, palco de esportes mas também de manifestações políticas).

 

No caminho oposto, mas igualmente crítico, está Registered, obra em que etiquetas, como aquelas usadas para exibir os nomes de pessoas em eventos empresariais, lembram o anonimato que emerge das formas padronizadas de identificação pessoal. Nas duas obras, é possível notar sugestões de respostas abertas a perguntas que menciona Pablo Helguera, 'tal como definir o que é uma democracia funcional nos dias de hoje. Como podemos nos unir por um propósito comum sem nos perder nesse processo? Como a arte pode nos ajudar nesse processo?'

 

Um exemplo mais sutil (e talvez por isso ainda mais rico em interpretações) de indagação inconclusiva é Declaration, trabalho que o artista provocativamente afirma se constituir da única nota e da única palavra de uma nova canção. Um assertivo trompete e uma veemente bandeira são destituídos de suas naturezas usualmente assertiva e veemente: o trompete é suporte para a palavra open - o instrumento não emite som, serve apenas de mastro, e a palavra grafada não se afirma em nenhum sentido determinado. Fica a dúvida se se trata de um manifesto por abertura espiritual, ou mesmo se estamos diante do anúncio de um empreendimento comercial recém-inaugurado.

 

Estas são apenas alguma das instigantes ausências de respostas conclusivas que essa obra possibilita. No texto curatorial, escrito em forma de carta ao artista, Helguera analisa: 'Não existem fórmulas, nem deveriam existir; não existe permanência ou estabilidade nessas respostas, assim como o tamanho, peso e indestrutibilidade de um monumento não garantem sua importância. O que devemos fazer é buscar aqueles momentos de clareza que se alcançam assim como você o faz, ao complicar nossa relação com o público, com o passado, com aquilo que julgávamos ter sido completamente compreendido.'

 

Sobre o artista

 

Paul Ramirez Jonas nasceu em 1965, em Honduras. Vive e trabalha em Nova York, Estados Unidos. Participou da 53ª Bienal de Veneza, Itália (2009); da 6ª Bienal de Xangai, China (2006); da 28ª Bienal de São Paulo (2008) e da 7ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2009), ambas no Brasil. Exposições coletivas recentes de que participou incluem: Caribbean: Crossroads of the World, em El Museo del Barrio (2012) e An Exchange with Sol LeWitt, Cabinet (2011), ambas em Nova York, Estados Unidos; Cage Mix: Sculpture & Sound, no Baltic Center for Contemporary Art, em Gateshead, Reino Unido (2010); e The Quick and the Dead, no Walker Art Center, em Minneapolis, Estados Unidos (2009). Suas mais recentes mostras individuais são: Publicar, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil (2011); Key to the City, Creative Time (2010) e Alexander Gray Associates (2009), ambas em Nova York, Estados Unidos. Suas obras fazem parte de coleções como as de: Blanton Museum, em Austin; Bronx Museum, New Museum e Albright-Knox Art Gallery, todos em Nova York, Estados Unidos; Malmö Konstmuseum, em Malmö, Suécia; e Itaú Cultural, em São Paulo, Brasil.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Paul Ramirez Jonas

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

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