Exposición en Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Portugal

Atelier Primeiro de Outubro

Dónde:
Fundação Bienal de Cerveira - Forum Cultural / Avda. das Comunidades Portuguesas, s/n / Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Portugal
Cuándo:
07 sep de 2019 - 26 oct de 2019
Inauguración:
07 sep de 2019 / 16:00
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Desenvolvida em contexto site specific para o Open Space do Fórum Cultural de Cerveira, a exposição “Atelier Primeiro de Outubro” dá a conhecer ao público a obra de Mafalda Santos. Com inauguração agendada para o dia 7 de setembro (sábado), às 16h00, esta mostra marca a rentrée da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Vila Nova de Cerveira tem sido escolhida por artistas, escritores, políticos, entre outros, como um destino comum para experimentar, trabalhar e viver, muito em resultado da dinâmica que a Bienal Internacional de Arte de Cerveira tem proporcionado desde 1978. Mafalda Santos é um desses casos que encontrou na “Vila das Artes” um espaço privilegiado para habitar e criar. Foi na Avenida Primeiro de Outubro que nasceu o seu atelier, em 2018, o qual dá agora nome a esta mostra. Segundo a curadora, Helena Mendes Pereira, “a série de trabalhos que aqui se apresenta pretende ser um mergulho retrospetivo ... nas várias vertentes da sua produção artística, que privilegiam sempre o detalhe e a minúcia em composições dadas através de um degradé de cores, escolhidas para a paleta, que são denominador comum da pintura, do desenho e das construções em que combina o reaproveitamento de papel de gráfica, sobre estruturas de madeira dinâmica”. O papel, a tela e as estruturas dinâmicas são, assim, a matéria-prima desta exposição que tem o desenho como ponto de partida da produção plástica. Biografia Mafalda Santos (1980) é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Entre 2002 e 2007, foi programadora do espaço independente PêSSEGOpráSEMANA, no Porto. Expõe regularmente desde 2001. Em 2007/2008 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) na residência artística Location One, em Nova Iorque. Foi selecionada para o Prémio EDP Novos Artistas 2007. Entre 2013 e 2018 geriu, com Manuel Mesquita, o programa de residências artísticas Moinho da Fonte Santa no Alentejo, em Alandroal. Vive e trabalha em Vila Nova de Cerveira desde 2018. O seu trabalho encontra-se incluído nas coleções portuguesas de António Cachola, das Fundações EDP e Ilídio Pinho, Grupo RAR, Fundação PLMJ, Colecção Norlinda e José Lima, da Câmara Municipal de Lisboa e da Câmara Municipal do Porto.

 

 
Imágenes de la Exposición
Mafalda Santos — Cortesía de la Fundação Bienal de Arte de Cerveira

Entrada actualizada el el 04 sep de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones