Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Atos de revolta: imaginando outra história

Dónde:
Palacete Princesa Isabel / R. das Palmeiras Imperiais, s/n, Santa Cruz / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
30 sep de 2022 - 11 dic de 2022
Inauguración:
30 sep de 2022
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A artista maranhense Gê Viana (Santa Luzia, MA, 1986) inaugura a mostra "Atos de revolta: imaginando outra história", no Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz. A mostra individual foi desenvolvida em conexão com "Atos de revolta: outros imaginários sobre independência", exposição coletiva do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que repensa o bicentenário do 7 de setembro de 1822 por meio da arte, e que fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023. Em "Atos de revolta: imaginando outra história", Gê Viana reconfigura o imaginário visual que associa corpos racializados a situações de violência, para apresentá-los como agentes e protagonistas. A partir de litografias realizadas no século 19 por Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, a artista produz imagens que aludem a cenas cotidianas. Nelas, negros e indígenas ganham o direito ao descanso, à alegria, à abundância, e à liberdade. Sua pesquisa artística trata de recompor as imagens do passado ... para projetar outro presente, olhando a história como campo de possibilidades. No Palacete Princesa Isabel, um prédio construído na segunda metade do século 19 e com uma história própria de reconfigurações e reinvenções, as fotomontagens propõem uma reflexão sobre legado e memória no país e, ao mesmo tempo, funcionam como dispositivos para criar novas realidades. A exposição é parte de um conjunto de ações de fomento à cultura que o MAM Rio realiza no bairro de Santa Cruz em parceria com a Ternium. Fazem parte deste escopo oficinas presenciais de prática artística em escolas públicas; visitas mediadas com grupos de alunos de escolas públicas nas exposições do museu e a participação de educadores e gestores culturais de Santa Cruz nos cursos realizados pela instituição. A Ternium é patrocinadora e parceira do MAM Rio. Desde 2011, apoia ações de arte e cultura em todo o mundo, acreditando no poder da transformação pela educação. Esta exposição que a Ternium leva para Santa Cruz com o MAM Rio, é parte de um projeto de longo prazo, que contribui para o desenvolvimento da comunidade, um compromisso da Ternium, acreditando que comunidade e indústria crescem juntas. SOBRE A ARTISTA Gê Viana (Santa Luzia, MA, 1986) é uma artista de origem indígena, que tem desenvolvido seus trabalhos investigando as suas identidades, de gênero e étnica. Para ela, sua ancestralidade é o fio condutor de todo o processo. Seus trabalhos são criados especialmente a partir da fotografia e da fotomontagem. Gê aproxima imagens de arquivos de fotografias feitas por ela. O espaço urbano também está presente e é potencializado em sua pesquisa. Ele aparece tanto como suporte para imagens quanto como matéria de investigação que se desdobra em ações.

 

 

Entrada actualizada el el 08 ago de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones