Descripción de la Exposición
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura sábado, dia 1 de dezembro, às 15h30, a exposição individual da artista Idaira del Castillo: “Azores. São Miguel.”.
A exposição é o resultado final da Residência Artística que Idaira del Castillo realiza desde 22 de outubro, neste Centro de Artes, onde apresenta o seu trabalho que passa pela fotografia, pelo vídeo e o desenho.
A Residência ocorre no âmbito do protocolo cultural assinado entre a Secretaria Regional da Educação e Cultura/ Direção Regional da Cultura, através do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, e o Centro de Arte La Regenta, situado em Las Palmas nas Canárias, tendo em vista o intercâmbio de artistas destes dois arquipélagos.
Idaira del Castillo refere que “A partir desta experiência, tenho vindo a assimilar conceitos e a recolher informações, através dos meus cinco sentidos, descobrindo – dia a dia – singularidades geográficas e culturais desta ilha adotiva. Fui processando a informação e comparando-a com o meu lugar de origem, encontrando pontos comuns e pontos distantes, estudando como, perante circunstâncias similares, se podem escolher diferentes caminhos, e como existem pontos em comum, que nascem da intuição dos habitantes ilhéus.”
Idaira del Castillo, nasceu em Santa Cruz de Tenerife, em 1985. É licenciada em Belas Artes na Universidade de La Laguna, em 2008, e Mestre em Design de Palco pela Universidade Complutense de Madrid, 2010. Ganhou, em 2008, o Primeiro Prémio de Artes Plásticas Manolo Millares e, em 2009, o Prémio de 25 pés 2011 da área de Cultura do Governo das Ilhas Canárias. Tem realizado, desde 2010, diversas exposições individuais e coletivas.
A exposição “Azores. São Miguel.” fica patente no Piso 1 da Loja do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas até 3 de fevereiro de 2019.
Ainda no âmbito deste protocolo de intercâmbio, a artista açoriana Sofia Caetano realizou, entre 5 e 31 de maio, a sua Residência Artística no Centro de Arte La Regenta, que culminou na exposição individual “Thirst Explorations”, uma instalação de vídeo que esteve patente naquele Centro de Arte entre 13 de julho e 22 de setembro.