Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Barber Shop

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
02 jun de 2021 - 10 oct de 2021
Inauguración:
02 jun de 2021
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Etiquetas:
Descripción de la Exposición
A partir do dia 02 de junho, visite a exposição Gonçalo Pena: Barber Shop, na Galeria Contemporânea do Museu de Serralves. Barber Shop..., vulgo ‘Barbearia’ em português..., segue as investidas fictícias meta-metafóricas de um cidadão cuja ocupação é ser barbeiro na terra de bárbaros lusitanos. À semelhança de outros esteticistas, tal amanuense da tesoura e do pente nutre pelas belas-artes como pelos bons costumes a maior das considerações esforçando-se por nunca desfear nem maltratar um freguês. Como se sabe, uns há que são perpetuamente feios, outros que qualquer mise os faz belos, e outros que são sempre assim-assim. Claro está! nem todo o freguês fica bem na fotografia. A exposição junta uma súmula dos recentes anos de desenhista do artista. São desenhos sobre as más e bem parecenças, externas e internas, da nossa humilde Lusitânia freguesia e vizinhança. Uns a lápis de cor, outros a grafite, também os há a tinta chinesa. ... Se o visitante se der ao trabalho, um ou outro desenho têm o que se leia, até porque o artista gosta de se comentar a si próprio e fá-lo com jeito e graça. Noutros, mal se reconhece o que ali está representado, é quase abstrata a estética da obra. Se nos visitarem no verão é certo que verão: porcos bísaros e chouriças, um cavalheiro em gestação, as barbas persas do diabo, focas cujos óculos não focam, a língua áspera da lua, um génio do cigarro e não da lâmpada, o vento meteórico dos indígenas das índias, o crescente fértil, a ponta venérea da flecha de cupido, a rainha branca e o rei do gelo, um canalha cobói e um cangalho, um tigre a dormir outro assustador e outro que gosta de canja de galinha, uma vitamina chamada aspirina, um enfermo dois enfermos três enfermos e uma enfermeira, vários estilos de alopecia e perucas e bigodaças façanhudas, um rato-queijo, um gelado mal disposto, agora sim, um génio da lâmpada lamparina, chapéus em forma de tetina, uma lista de génios germânicos e de fidalgos sábios franceses, um deus dois deuses muitos deuses, um cabaz das Caldas, o reflexo num espelho estilhaçado, o tico e o teco, um rato na toca, dois limões, uma ilha de melões meloas e melancias, o senhor falópio, a pipi das meias altas, o abominável alce das neves, a zebra de Tróia, a Celeste, essa jovem reacionária, as diferenças entre o papá português e o papá estrangeiro, um pénis prismático do espaço, etc e tal... enfim, 10.000 anos de vandalismo, a barbárie! A exposição é libertária, mal era que não fosse. Oxalá, se conseguirem, venham ver. João Maria Gusmão Curador da exposição

 

 

Entrada actualizada el el 07 oct de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones