Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Basiches - Traços e Contextos

Dónde:
Roca São Paulo Gallery / Av. Brasil, 2188 - Jardim America / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
08 feb de 2024 - 08 mar de 2024
Inauguración:
07 feb de 2024 / 19:00
Horario:
Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h/ Sábado: das 10h às 14h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Descripción de la Exposición
José Ricardo Basiches, arquiteto e artista plástico, abre a mostra individual “Traços e Contextos” no novo espaço artsy de São Paulo: ROCA Gallery. A exposição exibe um recorte de sua produção dos últimos 10 anos, todos os trabalhos compostos por desenhos feitos a mão, agrupados em 5 núcleos onde o suporte diferencia e torna singular a apresentação da obra. O vernissage promete proporcionar uma experiência única, enfatizando destaques múltiplos das diversas bases e temas presentes no trabalho do artista, sempre delineados pelo traço a mão livre. As boas-vindas à exposição estão impressas na fachada do espaço onde uma composição com traços de Basiches se fundem em recortes criando uma nova imagem oferecendo uma prévia do que há por vir. Longe de ser avesso a tecnologia e as possibilidades novas por ela oferecidas, compondo a mostra, uma fusão virtual do artista com seu desenho exibe o sentido e movimento de cada traço ... em uma performance visual projetada em vídeo. Nos núcleos, como conceituado a seguir, um percurso de criações, com seus tempo e momentos, diferentes inspirações e contextos, inteiramente compostos por traços ‘handmade’. • Núcleo ‘Balões e Palavras em Equilíbrio’ - Uma parede vertical serve de base para balões iluminados sustentando palavras. O equilíbrio entre o peso das palavras e a força ascendente dos balões revela uma dinâmica visual única, onde a escolha cuidadosa do verbete se torna uma descoberta profunda no contexto do equilíbrio. • Núcleo ‘Manequins, Gaiolas e Liberdade Expressa’ - Manequins, vestidos com moulage de desenhos, interagem com gaiolas de ferro vazadas, simbolizando a dualidade entre leveza e as "prisões" da vida. A livre expressão corporal é representada pelo corpo que se adorna, como se fosse com uma roupa de retalhos desenhados, expressando a liberdade de escolha e movimento. • Núcleo ‘Candelabro de Memórias’ - Um imponente lustre, composto por três níveis ilumina o ambiente central e atua como suporte para ‘guardanapos’ desenhados, uma característica distintiva do trabalho de Basiches. Diversos guardanapos com desenhos únicos estão pendurados e, cada um deles é registro específico de um momento, local, experiencia ou mesmo ideias abstratas vivido pelo artista, criando uma trama de memórias. • Núcleo ‘Unicidade’ – Trabalhos que exibem a evolução dos desenhos em diferentes meios ou plataformas: papel sulfite, papel vegetal, papel manteiga e iPad. Este espaço demostra o aprimoramento dos traços do artista em diferentes práticas, oferecendo uma visão abrangente das técnicas exploradas ao longo do tempo. A relação de José Ricardo Basiches com a Roca remonta a uma década, pontuada por colaborações, como o desenho especial para uma cuba da Laufen. Também participou, como jurado, de uma das edições do ‘Roca Challenge’, onde o artista teve contato mais aprofundado com as técnicas de produção da marca, testemunhando a qualidade e conceito por trás de cada peça.

 

 
Imágenes de la Exposición
Basiches_Traços e Contextos

Entrada actualizada el el 01 feb de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones