Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Gabinete Beatriz Milhazes

Dónde:
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP / Av. Paulista, 1578 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
25 jun de 2021 - 01 ago de 2021
Inauguración:
25 jun de 2021
Horario:
Terça, das 10h às 18h, quarta a sexta, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 18h; fechado às segundas (horários sujeitos à alteração).
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
O MASP inaugura, em 25.6, o Gabinete Beatriz Milhazes. A mostra será composta por 17 pinturas de pequeno formato da artista e ficará em cartaz até 1.8. O gabinete abre após o encerramento, em 6.6, da exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, a maior já realizada sobre a carreira da artista carioca e feita em parceria com o Itaú Cultural. A curadoria é de Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, e Amanda Carneiro, curadora assistente, MASP. Assim como a mostra que a precedeu, esta também apresenta obras feitas entre 1989 e 2020, percorrendo quase toda a carreira de Milhazes. O ano de 1989 é um ponto de inflexão na obra da artista, pois foi quando Milhazes desenvolveu a técnica que denominou de “monotransfer”, em que ela pinta sobre uma folha de plástico transparente e depois decalca ou transfere o elemento pintado e seco para a tela. Conhecida por suas pinturas em grandes formatos e ... projetos em escala arquitetônica, Milhazes também dedica especial atenção às telas diminutas: nelas, as formas, elementos e composições assumem um intricado detalhamento. A expografia da galeria expositiva no primeiro subsolo, que fez parte da mostra anterior, foi renovada e evoca dois modelos clássicos de montagens de coleção e de exposição: o gabinete de curiosidades e o estilo Salon. No Gabinete Beatriz Milhazes, as telas encontram-se instaladas numa única parede, e a concentração deliberada é acentuada pelo vazio das outras superfícies, todas pintadas em azul. A vitrine que já estava no espaço, contendo mais de 80 documentos relacionados aos 30 anos de carreira de Milhazes, entre convites, folders, catálogos, livros de artista, revistas e cartões, continuará no ambiente. Realizar uma exposição apenas com as pinturas pequenas da artista era um desejo antigo de Milhazes e Adriano Pedrosa. "O gabinete é uma possibilidade azul de conviver, observar, analisar, sentir e refletir sobre as pinturas de pequeno formato. Um passeio poético e carinhoso por minha história por meio de publicações cronológicas dos anos 1980 a 2020", reflete Milhazes. Segundo Amanda Carneiro, as telas apresentam o universo particular de Milhazes, cujo repertório de imagens oscila entre a abstração e a figuração, a geometria e a forma livre e “revelam”, completa Carneiro, “seus tão característicos motivos, do arabesco ao babado, do broto rosa aos círculos e dos corações ao símbolo de paz”. Duas outras obras da exposição anterior complementam esta e permanecem no Acervo em Transformação: a pintura Avenida Paulista (2020), feita especialmente para a exposição e doada pela artista ao MASP, e a escultura Marola (2010-2015), em empréstimo de longa duração da artista ao museu.

 

 

Entrada actualizada el el 28 jun de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones