Exposición en Ribeira Grande, Azores, Portugal

Blood Red Luxury

Dónde:
Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas / Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n / Ribeira Grande, Azores, Portugal
Cuándo:
09 ene de 2021 - 28 mar de 2021
Inauguración:
09 ene de 2021
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Mina de Thatha localiza-se no distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, na comunidade de Mahera. São aproximadamente oito quilómetros da estrada principal Pemba-Montepuez, segunda cidade da província. Segundo a população local, tudo começou em Agosto de 2013, quando um grupo de tanzanianos que andava nas matas à procura de rubis, encontrou as pedras semipreciosas de Ganet (Granada), espalhadas pelas machambas pelo efeito das escavações de animais em busca de abrigo. Com monitorização dos tanzanianos, deu-se então início à exploração. Em breve, todos nas redondezas tinham conhecimento da existência destas pedras na região. O cenário com que me deparei foi deveras assustador, pois pensava que, nos dias de hoje, com tanta evolução, já ninguém trabalharia nas condições que encontrei. Homens, mulheres, adolescentes e crianças tentam a sorte cavando covas gigantes e garimpando em busca das benditas pedras de Granada. Munidos somente de pá e picareta, escavam desenfreadamente centenas de ... quilómetros de terra, a profundidades de mais de 15 metros. Algumas covas têm galerias subterrâneas onde já morreram trabalhadores devido ao desabamento dos túneis. Os terrenos são do Governo, mas a exploração é ilegal e sem condições mínimas de trabalho, tanto ao nível da higiene como da segurança. Todas estas pedras são vendidas para os mercados chinês e tailandês. Nestas minas, a lei da sobrevivência fala mais alto. Ratos cozinhados e um pequeno caldo de ervas constituem, muitas vezes, a única refeição que os garimpeiros fazem todo o dia. Dormem em pequenas barracas onde existe apenas uma pequena cama, quando existe. Neste cenário de penúria, surgem algumas oportunidades de negócio para as “mamãs”, mulheres de idade que vendem comida e água potável em pequenas barracas, usando depois o dinheiro para comprar roupa para as crianças. Para além das condições de trabalho desumanas, as minas têm mais impactos negativos. Muitas crianças faltam ou abandonam mesmo a escola, atraídas pelo dinheiro ou forçadas pelos pais a trabalhar. Aumentou muito a taxa de casamentos prematuros e surgiram novos casos de VIH-SIDA e tuberculose entre a comunidade. Nos arredores da mina, raparigas dos 16 aos 22 anos prostituem-se em palhotas localmente conhecidas como “colômbias”. Enquanto, numa parte do planeta, as pessoas exibem, orgulhosas, anéis e colares com pedras preciosas; noutra, seres humanos em condições degradantes escavam nas profundezas para as encontrar., Luís Godinho

 

 

Entrada actualizada el el 01 mar de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones