Exposición en Porto, Portugal

Brasilina

Dónde:
Kubikgallery / Rua da Restauração, 6 / Porto, Portugal
Cuándo:
17 sep de 2021 - 03 nov de 2021
Inauguración:
17 sep de 2021 / 16:00
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Promociones arteinformado
Descripción de la Exposición
“Brasilina” desenvolve-se a partir do pigmento da brasilina, obtido da madeira da árvore pau-brasil - Paubrasilia echinata proveniente da Mata Atlântica do Brasil e que resulta na cor vermelha e suas variações rosa, configurando uma reflexão sobre representação e performatividade, considerando o passado e o legado colonial entre Portugal e Brasil. Tendo sido o pau-brasil um produto de grande relevância cultural, social e económica no desenvolvimento da moda e de códigos sociais no período colonial entre os séculos XVI e XVIII (por ter sido usado como matéria corante no processo de tingimento de têxteis), é agora explorado com foco na sua potência transformista, performática e ritualística, levando-nos a indagar como a constituição da aparência social, através de paradigmas e tipos vestimentares, é capaz de possibilitar a construção de um personagem ou de uma persona. “Brasilina” procura explorar a ficção que é gerada em torno desse processo de transformação, estabelecendo elos ... implícitos com a nossa vivência contemporânea. Noções de identidade, migração, deslocamento, pertença e apropriação são pensadas através da história da tinturaria da brasilina. -------------------------------- Flávia Vieira (1983, Braga, Portugal) Vive e trabalha entre Porto e São Paulo. Flávia Vieira trabalha com têxtil, cerâmica e fotografia. O seu trabalho desenvolve-se a partir das narrativas culturais, históricas e políticas inerentes aos processos do fazer artesanal, explorando noções de identidade coletiva, de representação e de folclore. Estudou Artes Plásticas – Pintura na FBAUP, participou do Programa Independente de Estudos de Artes Visuais da MAUMAUS, desenvolveu o seu mestrado em Comunicação e Artes na Univ. NOVA - FCSH e concluiu o seu doutoramento em Poéticas Visuais e Processos de Criação na UNICAMP em São Paulo. Expõe regularmente desde 2010 em Portugal e no Brasil, destacando-se as exposições “FOCUS: Portugal” com curadoria de João Ribas na ArtToronto (2019), “Pandã” no Auroras, São Paulo (2019), “Hopes and Fears” com curadoria de Marta Mestre na KUBIKGallery, Porto (2018) e “Chama Plural” com curadoria de Isabella Lenzi no Consulado Português em São Paulo (2016). Participou nas residências artísticas FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado em São Paulo (2014) e na Cittadellarte - Fondazione Michelangelo Pistoletto, em Biella (2008).

 

 

Entrada actualizada el el 14 sep de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu ficha o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.