Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Caput Mortuum

Dónde:
Galeria Fernando Santos / Rua Miguel Bombarda, 526 / 536 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
13 ene de 2024 - 02 mar de 2024
Inauguración:
13 ene de 2024 / 16:00h
Horario:
Lunes y Sábado: 15h a 19h; Martes a Viernes: 10h a 12h30 y 15h a 19h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
22 606 10 90
Correo electrónico:
geral@galeriafernandosantos.com
Descripción de la Exposición
A obra de Santiago Ydañez desenvolveu-se ao longo das duas últimas décadas em múltiplos rumos, mas sempre altamente singularizados: rostos, paisagens, animais, imaginária de referência religiosa ou cenas altamente erotizadas, com evidente sentido voyeurístico, tudo converge para uma constelação própria cuja chave só o artista detém, mas cujas relações e conexões íntimas não deixam jamais de nos surpreender. Escrevi antes (2006) a seu propósito que, nela, “ocorre algo que é da ordem de uma produção do rosto e que essa permanente ocorrência é um processo interno de agenciamento em que se gera uma pequena fenomenologia própria, singular, que faz com que tudo se manifeste sob a sua presença.” Sob o signo do rosto e da sua rosticidade, portanto, ou seja, sob o signo mais alto da expressão, graças à qual se escapa à representação. Nesta nova série, acercada agora do universo brutal do boxe, reencontramos de novo esses rostos a que ... nos habituou, mas igualmente encontramos os corpos dos boxeurs devastados pela prática desse desporto violento e cru em que, como se numa arena e seguindo regras próprias, dois lutadores se defrontam quase ferozmente até à derrota de um deles, usando apenas as mãos. Estamos assim diante de uma bizarra alegoria da pintura, posto que também ela se pratica com as mãos e o corpo mas, sobretudo, uma vez que todo o artista sabe que a relação que o pintor mantém com o quadro é, também ela, semelhante dessas lutas em que um dos dois sai vencido. A pintura — tal como a praticam Santiago Idañez e alguns outros artistas contemporâneos — sobretudo depois de Francis Bacon, consiste numa luta violenta, processada com um grande investimento do corpo no acto de pintar que é vivido como se no interior de uma arena. Cada um destes corpos, então, cada expressão que atravessa todos estes rostos, muitos deles reconhecíveis em grandes figuras da história do boxe, nos coloca diante de aspectos do sofrimento humano, seja este físico ou psicológico. Muitos de nós desconhecerão provavelmente que o trabalho do artista é, também ele, atravessado pelo espectro do sofrimento, seja no plano da criação, no da expressão, da divulgação ou mesmo no da relação com o meio em que trabalha para se afirmar, em que muitos são os combates, os rounds, os obstáculos, os sofrimentos com que cada artista se depara quando se entrega a uma tão estranha forma de vida como é, sempre, a dos artistas. Mostrar os corpos e os rostos dos boxeurs é, assim, um pouco como mostrar os corpos dos mártires, também eles objecto de um sacrifício que os transcende — a santidade, o desporto — tanto quanto a arte transcende o artista. Olhando para eles, talvez possamos compreender um pouco melhor do que falamos quando falamos de arte e como a sua prática exige, de cada artista que com ela se envolve e que a ela se entrega, uma autêntica peregrinação. Bernardo Pinto de Almeida

 

 
Imágenes de la Exposición
Santiago Ydáñez - Ali, 2023, Óleo sobre tela, 200 x 150cm

Entrada actualizada el el 10 ene de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones