Descripción de la Exposición
Pedro Vaz (PT) e Marcelo Moscheta (BR) apresentam “CARTOGRAFIA DA SOMBRA”, uma exposição que evoca a Terra, uma terra que deixa de ser natural no sentido em que lhe é imposta a interferência do homem. Através de duas investigações sobre a paisagem e a natureza – a de um artista português no Brasil e a de um artista brasileiro em Portugal –, é reconhecida ‘uma’ paisagem que foi operada e que é agora reencontra- da pelo homem, como são exemplo as deambulações de Pedro Vaz e Marcelo Mosche- ta, que acentuam a procura deste reencontro e reconhecimento pela terra e pela natureza.
Uma expedição por diferentes paisagens de Pedro Vaz, que parecem não ter um espaço no tempo, que potenciam uma leitura romântica e encenada, sobre percursos antigos, onde é evidente a relação do homem com a natureza, o antes e o depois, e as respectiv- as metamorfoses económicas e geopolíticas.
Os elementos da natureza, cuidadosamente seleccionados por Marcelo Moscheta, propõe-nos um lugar e espaço, sacralizando estes elementos contemplativos, em que a paisagem é modelada, documentando e registando a relação do homem com os lugares de passagem e das memórias deixadas sobre eles.
“CARTOGRAFIA DA SOMBRA”, coloca o trabalho destes dois artistas em diálogo explo- rando a ação de caminhar, com ou sem plano, de deambular ou não, demonstrando as derivas de cada um em diferentes territórios.
Texto: Luís Pinto Nunes
Exposición. 30 abr de 2025 - 14 sep de 2025 / Varios espacios de Madrid y otras ciudades españolas / Madrid, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España