Exposición en Oporto, Porto, Portugal

C.A.S.A. Coleção Álvaro Siza, Arquivo

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
Desde 24 feb de 2024
Inauguración:
24 feb de 2024
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A CASA, enquanto arquétipo, está na génese de toda a arquitetura. Do abrigo primordial até aos domicílios contemporâneos, a humanidade tem preenchido o seu mundo de casas — unidade essencial dos tecidos urbanos e rurais, da vida familiar e coletiva. No entanto, o habitar transcende hoje a aparente simplicidade do lar para abranger ambientes de trabalho, espaços ecuménicos, edifícios de ensino e entretenimento, entre tantos outros. Não é surpreendente, portanto, que este caráter antropocêntrico e multifacetado do viver em comunidade esteja tão profundamente radicado na obra de Álvaro Siza. Como a maioria dos arquitetos, Siza iniciou a sua carreira com projetos caseiros e de pequena escala: da cozinha da avó ao portão do tio. Os primeiros encargos privados e públicos foram um conjunto de Quatro Casas, relativamente próximo de seus pais, e uma Casa de Chá, do outro lado do rio Leça, enfrentando o Atlântico. Esta exposição centra-se assim no Arquivo Álvaro ... Siza da Fundação de Serralves, particularmente nas experiências seminais das primeiras casas, bem como nos projetos de habitação social do pós-Revolução que arrebataram a Europa, e na criação de uma espécie de Casa para a Cidade, na inacabada Avenida da Ponte, ou de uma Casa para a Nação, no então vazio Pavilhão de Portugal. Mais tarde, Siza proporia Casas para a própria Arquitetura, uma não construída na sua terra natal, Matosinhos, outra recentemente concluída no Parque de Serralves. Com um piso dedicado à arquitetura, a Ala Álvaro Siza foi construída para ser a Casa da Coleção. Daí que o primeiro e principal segmento da exposição tenha como título “Regressar a Casa”, revelando a maior concentração global de projetos sizianos. Serralves tem tido, afinal, um papel crucial em contrariar o antiquíssimo provérbio: ninguém é profeta na sua terra. Da renovação da Casa de Serralves até à construção da Casa do Cinema ou da Casa dos Jardineiros, a Fundação foi-se tornando uma segunda casa para o seu arquiteto, cujo 90.º aniversário se prolonga até aos 25 anos do Museu. A exposição não poderia pois deixar de se intitular CASA, palavra única mas de sentido duplo, um acrónimo de “Coleção Álvaro Siza, Arquivo”. A mostra incluirá um amplo espectro de projetos para lá dos muros de Serralves, outras Casas de Cultura, Casas de Conhecimento, Casas de Fé, Casas de Lazer, Casas de Comércio, Casas de Família, Casas do Povo, Casas de Trabalho. O escritório de Siza é, por vezes, mais a sua casa do que o apartamento onde habita e por isso os noves segmentos da exposição — um para cada década da sua vida — serão complementados pela arte que o arquiteto produz à parte, por puro prazer, e que generosamente doou à Coleção de Serralves.

 

 

Entrada actualizada el el 29 ene de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones