Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Casa, modo de usar

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
16 jul de 2011 - 02 oct de 2011
Inauguración:
16 jul de 2011
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

Leonor Antunes (n. 1972, Lisboa) vive e trabalha em Berlim desde 2004. Nos últimos anos tem exposto regularmente em diversos museus e galerias internacionais de renome. A exposição agora apresentada na Casa de Serralves estabelece-se como um momento raro, uma vez que vai permitir ver a obra desta artista em Portugal, escolhida e produzida num contexto muito particular: as peças apresentadas foram concebidas especialmente para o espaço da Casa, o que se relaciona com o facto de a artista sempre ter trabalhado a arquitectura e os espaços expositivos na sua obra.

 

Depois da sua participação na exposição 'Squatters', que Serralves produziu em 2001, e na qual Leonor Antunes apresentou uma escultura que sobrepunha um chão ao chão original da Casa, a exposição 'casa: modo de usar é um regresso da artista à Casa de Serralves, ocupando agora a totalidade dos seus espaços, assim como o espaço ... adjacente da capela.

 

Recorrendo, em grande medida, à herança da arte minimalista e conceptual das décadas de 1960 e 70, o corpo de trabalho de Leonor Antunes sempre reflectiu a premissa de que o espectador deve experienciar a obra numa relação de interacção com o lugar onde é apresentada. São as características dos sítios que determinam a forma do trabalho, numa interacção com a arquitectura que o leva à absorção e transformação do seu contexto de apresentação. Por isso muitas das peças de Leonor Antunes são à partida efémeras, apesar da solidez e da durabilidade das matérias empregues, que poderão ir da madeira de pinho ao alumínio polido.

 

Os trabalhos de Leonor Antunes da última década partem quase sempre de uma observação meticulosa, atenta ao mais pequeno detalhe, dos espaços onde expõe; frequentemente, replicam mesmo algumas das suas características. A ida da artista para Berlim em 2004, para uma residência na Kunstlerhaus Bethanien, aponta novas direcções no seu trabalho e acentua a relevância de uma cidade em transformação. A artista inicia um processo de descoberta da cidade que passa pela observação de muitos dos seus edifícios, aprofundando os seus conhecimentos sobre a história do design e da arquitectura do século XX, investigação que servirá uma série de projectos futuros que têm agora visibilidade na exposição 'casa: modo de usar'.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones