Exposición en Lisboa, Portugal

Centenário de Mário Cesariny: Primeira Pessoa

Dónde:
Casa da Liberdade - Mário Cesariny / Escolas Gerais, 13. 110-218 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
09 ago de 2023 - 26 nov de 2023
Inauguración:
09 ago de 2023 / 18.00
Horario:
De martes a sábado de 14 a 20 h.
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Centenário de Mário Cesariny na (sua) Casa da Liberdade e na Perve Galeria A 9 de agosto, dia em que se assinala o centenário de nascimento de Mário Cesariny de Vasconcelos (1923-2006), a (sua) Casa da Liberdade e a Perve Galeria, em Alfama, inauguram, pelas 18h, duas exposições que celebram a extraordinária vida e o profundo legado daquele que é uma das personalidades maiores das artes e da poesia em Portugal. Pela caligrafia e voz própria do autor, “Primeira Pessoa”, na Casa da Liberdade - Mário Cesariny, apresenta um notável conjunto de documentos inéditos provenientes dos vários espólios que a instituição alberga. Entre correspondência, fotografias, poemas e obras visuais de Cesariny, destaca-se, a título de exemplo, a correspondência com a escultora e poeta surrealista Isabel Meyrelles, ou aquela trocada com Yoko Ono, onde a artista lhe encomenda uma obra para homenagear John Lennon no Central Park, em Nova Iorque, obra essa também ... patente na exposição. Na Perve Galeria destacam-se as relações profícuas estabelecidas entre Cesariny “… e os seus contemporâneos”, sublinhando, entre outros aspetos, as suas colaborações com surrealistas portugueses e internacionais, e a sua relação crítica, assertiva, com alguma da tradição nacional. Revelando o impacto do autor, e do Surrealismo Português, não só em Portugal como no contexto mais vasto do mundo, também no da Lusofonia, a mostra é pontuada pela obra de artistas africanos que denota afinidades com a produção artística de Cesariny, como a de Ernesto Shikhani, Inácio Matsinhe, Malangatana Ngwenya, Manuel Figueira e Reinata Sadimba. Nesta exposição são apresentadas também obras que homenageiam Mário Cesariny, realizadas ao longo das últimas décadas por vários artistas que as legaram para integração na Coleção Lusofonias - estando atualmente a decorrer uma exposição dessa coleção nas instalações do Ispa – Instituto Universitário, junto a Santa Apolónia, até 25 de agosto (+informação em www.pervegaleria.eu). Pelas duas mostras, através da apresentação de centenas de materiais inéditos numa instalação concebida pelo curador Carlos Cabral Nunes, que certamente permitirá múltiplas e diversas revelações, afirma-se a proposta permanente de revolução poética, plástica e social de Cesariny, cujos ecos ainda hoje se encontram em muitas das manifestações artísticas e sociais contemporâneas, provando assim a perenidade do seu legado. O público poderá levar consigo cópias numeradas do amplo espólio documental em exposição, bem como deixar notas e mensagens, completando assim esta homenagem, que se quer viva, com interação própria e fundamentalmente livre, como o foi Mário Cesariny. “Primeira Pessoa” e “... e os seus contemporâneos” estarão patentes até 26 de novembro, dia em que se assinalam 17 anos volvidos sobre a morte de Mário Cesariny.

 

 

Entrada actualizada el el 08 ago de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Exposición
01 mar de 2024 - 09 jun de 2024

Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones