Exposición en Madrid, España

Confluências. Vieira da Silva e Arpad Szenes

Dónde:
Sala de Bóvedas, Centro Cultural Conde Duque / Conde Duque, 11 / Madrid, España
Cuándo:
06 oct de 2017 - 26 nov de 2017
Inauguración:
06 oct de 2017
Comisariada por:
Artistas participantes:
Documentos relacionados:
Descripción de la Exposición
A exposição “Confluências. Vieira da Silva e Arpad Szenes”, organizada pela Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva a convite da Embaixada de Portugal em Madrid, integra o evento “Cultura Portugal - 15ª Mostra da Cultura Portuguesa em Espanha” e vai estar patente no Centro Cultural Conde Duque, em Madrid, entre 6 de Outubro e 26 de Novembro de 2017. A importância do acontecimento levou a Fundação a seleccionar um conjunto de mais de cem obras provenientes da sua coleção que se encontra exposta no Museu, em Lisboa, mas também da Fundação Calouste Gulbenkian bem como de outros coleccionadores institucionais e privados. As obras escolhidas e o confronto entre elas permitem uma visão global da importância destes artistas no contexto da criação contemporânea do século XX e em particular da Escola de Paris a que ambos pertenceram. Ainda que a obra de ambos tenha como referente comum a representação espacial, as ... reflexões plásticas de Vieira da Silva e de Arpad Szenes cedo bifurcaram: Vieira explora o espaço através das estruturas que compõem a base da sua linguagem pictórica – a grelha e a espiral, que permitem compartimentar e multiplicar diferentes espaços na mesma superfície; por sua vez, Arpad opta por representações mais figurativas, pelas potencialidades da abstração, explorada principalmente nas suas paisagens, reais ou imaginárias, em que as texturas, a luz e a atmosfera se assumem como elementos centrais. As diferenças e semelhanças na pintura de Arpad e Vieira ao longo das décadas reflectem, para além das pesquisas e reflexões mais conceptuais e intelectuais, as suas características de personalidade e os seus traços emocionais. Com curadoria de Marina Bairrão Ruivo, esta é a maior exposição de Vieira da Silva e Arpad Szenes alguma vez realizada em Espanha, sendo que a Vieira da Silva se dedicaram já exposições na Galeria Joan Prats em Barcelona (em 1980), no Museu de Belas Artes de Bilbau (1983), na Fundación Juan March em Madrid (1991), e novamente em Bilbau, na Sala BBK (2000). Arpad Szenes foi por sua vez exposto no Pazo Provincial de Pontevedra (1995), e obras dos dois autores foram vistas em conjunto nos Centros Culturais Novacaixagalicia, primeiro em Vigo e depois na Corunha, em 2012. Uma exposição desta dimensão não teria sido possível sem o contributo de diversas pessoas e entidades. A Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva agradece a iniciativa da Embaixada de Portugal em Madrid, a colaboração na coordenação a Comissariados y Cultura, o apoio do Ayuntamiento de Madrid e da Câmara Municipal de Lisboa e o mecenato da EDP-Renováveis, por permitirem uma vez mais, dar a conhecer e / ou relembrar ao público em Espanha a obra de Arpad Szenes e de Maria Helena Vieira da Silva.

 

 

Entrada actualizada el el 23 sep de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones