Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Pedra em flor

Dónde:
Sismógrafo [ESPACIO CERRADO] / Rua da Alegria, 416 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
Desde 16 feb de 2019
Inauguración:
16 feb de 2019
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A exposição que apresento no Sismógrafo é fruto de várias voltas e acontecimentos, sendo o primeiro uma experiência sonora-onírica-erótica que me levou ao interior dos órgãos das flores, à dureza e beleza das pedras, ao barulho das obras, a uma fábrica de papel reciclado e entre várias outras curvas, à fita de Möbius por ser um lugar interno e externo em simultâneo. Entretanto, já em 2019, fiz uma nova série de desenhos: a mão soltou-se e agarrou-se ao pincel. Deixei a mão ir e marcar na folha o corpo frágil que inevitavelmente lhe marcava o passo. Pensei simplesmente apresentar estes desenhos em A4 na parede, mas rapidamente percebi que os desenhos precisavam da intimidade de um livro para serem partilhados e eu precisava de outro chão. Este chão em betão, duro, é também líquido e irregular sendo sólido. É concreto, mas contempla a quebra e o jogo. Desenho nele o fluxo do ... tempo e a circulação do corpo à volta de um centro: o quadrado de sossego. Com o corpo e com uma vara de ferro como extensão do próprio corpo e da mão, quis dar forma a um território petrificado mas em metamorfose. O visitante será a pedra atirada da pedra pousada ~ situada. - A professora Brenda do 6º ano (1999) foi a primeira pessoa que vi escrever numa folha absolutamente branca, sem linhas de guia pré-impressas. Fiquei deslumbrada pela sua capacidade e segurança de escrever linhas de texto tão perfeitas, uma a seguir a outra, sem qualquer tipo de guia. Depois de ver isto comecei a escrever nos meus cadernos, não sobre as linhas de apoio, mas mesmo no meio entre a linha de cima e a linha de baixo. Foi talvez a primeira suspensão necessária para aprender a lidar com o vazio. Agora, numa folha radicalmente branca, vejo paisagens, e parecendo um poço, um espelho ou um oráculo, ali me encontro com o que não vejo de mim, por estar dentro de mim. São diálogos musicais, quase infantis onde se moldam assuntos sem nome ainda. Esta exteriorização, não resolvendo nada, resolve tudo, porque no fim estou mais leve. Há uns meses atrás, sentada só na esplanada do café, fui surpreendida pela minha mão a mexer-se sozinha. Parecia que estava a falar livre no espaço, a mão. É o meu desejo para esta exposição: que a mão fale. DL - A manhã move a pedra sem raiz O seu repouso de árvore em flor Qualquer astro é menos que o repouso De uma pedra em flor — Daniel Faria

 

 

Entrada actualizada el el 20 feb de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones