Exposición en Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

De onde vemos

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC Niteroi / Mirante da Boa Viagem, s/n / Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
02 jul de 2022 - 28 ago de 2022
Inauguración:
02 jul de 2022 / 17:00
Horario:
Demartes a domingo de 10 a 18 h.
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Reflexão sobre o compartilhamento dos diferentes modos de ver o mundo. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 2 de julho, sábado, às 17h, a exposição “De onde vemos”, da artista Denise Berbert. A proposta, com curadoria de Angelina Accetta, reúne pinturas da artista, instalações inéditas e intervenções de artistas convidados com a proposta de refletir sobre o compartilhamento dos diferentes modos de ver o mundo. As pinturas apresentadas refletem de maneira particular o olhar quase obsessivo da artista sobre as cores e as formas que enxerga na paisagem. A partir daí, foram criadas instalações artísticas inéditas, nas quais os elementos recorrentes das obras de Denise ganham corpo e interferem no espaço físico do Museu. A exposição tem início na Praça do MAC, em sua rampa de acesso, com uma instalação de mandalas que percorre do guarda-corpo até os vidros internos da varanda. A vista da Baía de Guanabara, que ... atrai milhares de pessoas todos os meses, poderá ser observada da mesma forma que Denise as insere em suas pinturas, com a sobreposição de cores e formas características de suas obras. O público é convidado a ‘vestir’ os olhos da artista e a observar a paisagem com a sua perspectiva. Nas paredes, quase 100 quadros se intercalam com instalações artísticas criadas especificamente para essa mostra. Em uma delas, o visitante poderá ‘entrar’ na obra da artista e ‘passear’ por suas mandalas tão recorrentes. Em outra intervenção, o artista convidado Rafael Turatti desenvolve, por meio de materiais como arame e LED, reproduções das figuras humanas presentes na obra ‘Faces’. Na última galeria, é proposta uma modificação dos papéis. Se nas galerias anteriores, o público podia enxergar como Denise, agora a artista passa a ver o mundo pelos olhos de outra pessoa. Assim, a obra ‘2Berberts’ reúne mãe e filho, Denise e Bernardo, na criação de pinturas desenvolvidas a partir da contraposição de suas visões. As preocupações de Bernardo e seu modo de olhar para as tensões do mundo hoje são colocados frente a frente com a visão positiva da artista. "De onde vemos" busca, sobretudo, encontrar similaridades entre os modos de ver o mundo, ressaltar as diferenças que identificam as pessoas enquanto indivíduos e proporcionar uma experiência imersiva de alteridade. A exposição foi viabilizada através da Chamada Pública 05/2021 da Secretaria Municipal das Culturas e da Prefeitura Municipal de Niterói. Conta, ainda, com os seguintes apoiadores: Itatiaia Resort e Eventos, Vassouras Eco Resort, Helisight, Imaginatto Design e Marketing, Clé Interiores e Zangirolami e Advogados Associados.

 

 

Entrada actualizada el el 28 jun de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones