Exposición en Lisboa, Portugal

De. Para. De. Em Correspondência

Dónde:
Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Largo da Academia Nacional de Belas-Artes / Lisboa, Portugal
Cuándo:
21 sep de 2017 - 06 oct de 2017
Inauguración:
21 sep de 2017 / 19:00
Comisariada por:
Descripción de la Exposición
“A questão já não é ‘que problema nos levanta uma fotografia?’ nem ‘o que é que um filósofo pode fazer de uma fotografia?’... é sobretudo ‘com o que é que a fotografia se pode relacionar, a partir do momento em que a tiramos?’” (Denis Roche, La Disparition des lucioles – réflexions sur l’acte photographique) A Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa acolhe a exposição dos alunos finalistas da pós-graduação em Discursos da Fotografia Contemporânea intitulada "De. Para. De. Em Correspondência". Cada aluno desenvolveu o seu projecto autoral sem pensar nas correspondências embrionárias que o mesmo poderia estar a desenvolver com a criação artística dos seus colegas. Esta exposição vem demonstrar que, um ano decorrido, os "de" "para" "de" são linhas de pensamento invisíveis, contudo, permeáveis. As áreas de trabalho de Ana Cristina e de Sofija Crnjanski complementam-se na sua plasticidade através de convergências e divergências moldadas pela Natureza: da ... cinza espectral resultante de matéria consumida pelo fogo à superfície rochosa entrelaçada por memórias líquidas. As transformações do corpóreo e as intangibilidades arquitectadas pela água e pelo fogo desenham as mais diversas teias formais. Os trabalhos de Pedro Pinto Basto e de Inês Domingues cruzam-se quando perpassam a temática da memória, quer seja ela em formato de história narrada, mesclando reminiscências do que foi, quer seja ela reproduzida numa última imagem - aquela que a optografia estuda -, a imagem cristalizada na retina, a que a morte leva para além dos limites do tempo. As fotografias de Beatriz Machado e de Neiva Vieira conduzem-nos do caos ao excesso, fazendo-nos acomodar, de certa maneira, a ambientes destratados, a uma Natureza massacrada pelas mãos humanas e ao amontoar de lixo. Sinónimo das nossas comodidades actuais, que mais não são do que um acumular de estórias, algumas recicláveis, outras, nem tanto. As imagens de Gabriell Vieira e de Mariana Romão seduzem-nos pela sua estranheza. Assiste-se a uma conversão à noite, a uma ode ao escuro que ilumina a extroversão e eclipsa o pecado. O olhar de quem fotografa integra-se de forma camaleónica no meio envolvente dissociando-se do objectivo de documentar. Quem fotografa vagueia na atmosfera fotografada passando a fazer parte dela. Em questionamento contínuo encontra-se o trabalho de Gustavo Lopes Pereira. Olhares múltiplos sobre um foco em comum. Várias imagens de um mesmo rosto obtidas por diferentes câmaras fotográficas de telemóvel. Um rosto encoberto sobre si, inundado por ficheiros sem assunto especificado. Numa época em que o “relacionar” se tornou tão ambíguo talvez mereça ser lembrado que “O mundo começou sem o homem e acabará sem ele”. (Claude Lévi-Strauss, Tristes Trópicos) Cláudia Camacho Curadora Artistas | Ana Cristina Santos, Beatriz Machado, Gabriell Vieira, Gustavo Lopes Pereira, Inês Domingues, Mariana Romão, Neiva Vieira, Pedro Pinto Basto, Sofija Crnjanski

 

 
Imágenes de la Exposición
Pedro Pinto Basto

Entrada actualizada el el 20 sep de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones