Exposición en Lisboa, Portugal

Desde 1911

Dónde:
MNAC-Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado / Rua Serpa Pinto, 4 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
26 may de 2022 - 01 abr de 2024
Inauguración:
26 may de 2022
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
No ano em que o Museu Nacional de Arte Contemporânea celebrou os 110 anos da sua fundação, assinalámos a data com uma ação de grande visibilidade e assertividade da sua presença pública, no coração do Chiado. Para tanto, foi realizada uma intervenção nas fachadas do edifício da Rua Capelo (antigo Governo Civil). Este primeiro projeto pioneiro estará patente durante 3 anos, ao cabo dos quais pretendemos avaliar a sua continuação através de um call aberto. A intervenção artística encomendada pelo MNAC, da autoria do artista convidado Pires Vieira, um nome consagrado do panorama artístico nacional, com obra na coleção do MNAC, associada à pintura integral das fachadas do edifício da Rua Capelo, com uma nova cor que referencia, de modo histórico, a paleta oitocentista do azul celeste, ao mesmo tempo que reabilita a imagem do edifício, afirmando a sua identidade como espaço de artes. Revelámos esta ação no dia 18 de Maio, ... Dia Internacional dos Museus, o mesmo dia que este ano se dedicou ao tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. E porque recuperar é uma das missões dos museus e reimaginar se encontra também no nosso ADN, a recuperação e reimaginação do que somos e do que nos propomos deve passar pelo património imóvel, ou seja, pelo próprio corpo do museu. Além disso, estabelecendo uma ligação com o exterior, trazendo para a fachada uma intervenção artística, trazemos literalmente a Arte para a rua. Afirmamos, deste modo, a nossa abertura ao bairro, forma simbólica de abrirmos as portas para todos. Para concretizar este projeto contámos com muitos apoios, entre os quais significativos mecenas e parceiros. De outro modo, uma ação financeiramente tão exigente jamais se poderia ter concretizado. Contámos com o principal mecenas do museu, a Fundação Millennium bcp, e também com a Vanguard Properties, a CIN e, a título individual, com Maria da Graça Carmona e Costa. Tivemos ainda como parceiros o jornal Público, a editora A Bela e o Monstro, o histórico café A Brasileira do Chiado e a agência Fuel. E contámos ainda com o apoio da SPAL e da Ramos Pinto.

 

 

Entrada actualizada el el 07 nov de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones