Exposición en Vila Franca de Xira, Lisboa, Portugal

desobedecer ao tempo

Dónde:
Museu do Neo-Realismo / Rua Alves Redol, 45 / Vila Franca de Xira, Lisboa, Portugal
Cuándo:
06 abr de 2024 - 09 jun de 2024
Inauguración:
06 abr de 2024 / 16 g.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Integrado no Ciclo de Arte Contemporânea “Movimento de Resistência” do Museu do Neo-Realismo, inaugura no próximo dia 6 de abril, pelas 16h00, a Exposição desobedecer ao tempo, de Fernando José Pereira. Enquanto estratégia de resistência, Fernando José Pereira desenvolve desde os anos 1990 uma prática reflexiva tão importante quanto a sua práxis estritamente artística, reordenando desse modo, entre a desobediência à consensualidade e o espaço crítico que carrega uma esperança, o tempo e a sua memória. Familiarizando-nos com esse território de análise, estabelece ainda similitudes entre a projeção criativa do artista e a superação do alpinista face aos elementos da natureza, ao reconhecer a impossibilidade de partilhar a experiência do sublime associada tanto ao verdadeiro exercício da arte como à conquista de uma montanha. Por outro lado, ao perseguir a complexidade das relações da arte com a tecnologia, o artista assume o imperativo da experiência multidisciplinar, privilegiando, contudo, as ligações entre o ... projeto instalativo e as imagens em movimento. A sua atividade situa-se aliás na fronteira entre as artes plásticas e o cinema, apresentando-a em exposições e bienais, como em mostras e festivais de cinema. Neste sentido, diríamos, fronteiriço, a “cultura da reflexão” constituirá para o artista a geografia de uma derradeira “utopia do exílio” e a arte tenderá a ser defendida como veículo de antagonismo. Nesse lance, como afirma Jacques Rancière, a arte manterá “um duplo efeito: a legibilidade de uma significação política e um choque sensitivo ou percetual provocado, mutuamente, pelo estranho, por aquilo que resiste à significação.” (David Santos) Vivemos tempos desmemorizados. 50 anos parece uma infinitude de tempo – ainda mais com uma mudança de século e de milénio pelo meio – e, no entanto, os acontecimentos de há 50 anos encontram-se mais que presentes neste tempo que, contudo, parece nada querer ter a ver com o tempo. A memória individual e as memórias coletivas são, por isso, ferramentas essenciais do nosso presente. Talvez este seja um pensamento inatual no interior desta construção abstrata a que se chama contemporâneo. Talvez seja um pensamento utópico (assim com letra minúscula, longe da Razão com o R maiúsculo), um gesto desejante. E, apesar de tudo, da maior importância. Trazer a memória até nós é fundamental e, no entanto, estranhamente, não é suficiente. Precisamos que seja acompanhada da história para que o devir possa estar presente…como nesse gesto, também ele imensamente desejante, que se corporizou há 50 anos. Esta exposição olha para trás, para poder ver em frente. A ditadura existiu e fez as suas vítimas, muitas. Outros, muitos, resistiram. É para todas essas mulheres e homens que esta exposição é feita. Como um gesto desejante, mas, também, solidário. (Fernando José Pereira) A Exposição tem curadoria de David Santos e integra-se nas Comemorações Municipais dos 50 anos do “25 de Abril de 1974.

 

 

Entrada actualizada el el 07 may de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
01 jun de 2024 - 30 jun de 2024

Bilbao, Vizcaya, España

Exposición
19 jun de 2024 - 10 nov de 2024

Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones