O tempo jamais se apresentou tão forte, tão meditativo como nos atuais trabalhos da artista Neca Sparta. Nas fotografias e vídeos que apresenta se percebe uma energia íntima que está presente na luminosidade das cenas ambientadas em partes de sua casa. Essas imagens compõem um arquivo pessoal e guardam um ritmo lento e diferente daquele a que estamos acostumados na rotina diária.
Plenos de uma luz que ofusca os sentimentos de solidão e ausência, de vazio e silêncio, os espaços cênicos são configurados igualmente pelas performances como conceito operacional dos trabalhos mais recentes de Sparta. A presença da artista é solidária com os móveis, com os utensílios de mesa, com as roupas de cama, constituindo um sensível enxoval que se revela como extensão de um corpo já ausente.
Sentimo-nos empurrados por essa série de movimentos visuais e sonoros, que envolvem totalmente a artista e a nós mesmos. Um certo sentimento de fantasmagoria...permeia a atmosfera dos eventos e lhes confere uma forte tensão emocional. As cenas que transcorrem vagarosamente criam uma sequência de gestos delicados, um atrás do outro, criam cenas que transcorrem vagarosamente, desfazendo o tempo alongando-o, e fazendo com que o vejamos sob outra perspectiva, com uma dimensão de espera incontrolável, identificada como destempo.
Entrada actualizada el el 20 feb de 2018
¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?