Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Diante dos Olhos, Os Gestos

Dónde:
Paço Imperial / Praça XV Novembro, 48 / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
23 mar de 2016 - 29 may de 2016
Inauguración:
23 mar de 2016
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Os trabalhos reunidos nesta mostra individual fazem parte de uma pesquisa recente, fundamentada na viagem que Regina de Paula fez a Israel. Ao conhecer e vivenciar aspectos peculiares da paisagem milenar de Jerusalém, questões anteriormente identificáveis em outras séries de obras passaram a conviver com novos interesses de investigação poética. Desde então, a artista tem utilizado a Bíblia como objeto, tanto em relação à sua materialidade quanto aos significados abrangidos em suas histórias. Passa a desenvolver séries de fotoperformances, conjunto de imagens fotográficas apresentadas como sequências narrativas que, a partir de sua condição alegórica, procuram transpor para o contexto cultural carioca (considerando-se também certos reflexos da colonização brasileira ainda hoje verificáveis socialmente) uma metáfora de libertação, deduzível em paisagens bíblicas, sejam elas literais ou simbólicas. Ao assumir fragmentação e narrativa como elementos essenciais nesses trabalhos, a artista entende que cada imagem possui sua própria dimensão de tempo e movimento em ... latência; no entanto, quando apresentadas sequencialmente – como fotografias ou videoprojeções –, evidenciam o registro de ações performáticas realizadas para a câmera. Poderíamos salientar, assim, a presença de algo que acontece diante do aparelho fotográfico ou mesmo dos olhos de um “outro” hipotético, um alguém que observa a natureza e a potência contida em cada gesto. Não se abstendo dos aspectos políticos, tanto quanto dos iconográficos, cabe alertar, contudo, que os trabalhos de Regina de Paula aqui expostos não podem ser reduzidos ao âmbito da ilustração moral ou política, nem ao campo religioso ou histórico, e guardam aí sua força e potência como arte – nas suas dimensões reflexiva, crítica e transformadora. Constituem, em síntese, aquilo que somente a arte, a seu modo, é capaz de dizer, re(a)presentar ou mesmo enunciar. Ivair Reinaldim Curador

 

 

Entrada actualizada el el 05 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones