Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Dione Veiga Vieira - Terreal

Dónde:
Museo de Arte de Río Grande do Sul Aldo Malagoli - MARGS / Praça da Alfândega, s/n / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
11 dic de 2021 - 17 abr de 2022
Inauguración:
11 dic de 2021 / 10:00
Horario:
De martes a domingo de 10 a 19 h.
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, por meio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, inaugura neste sábado, 11.12.2021, a exposição “Dione Veiga Vieira — TERREAL”. A abertura será a partir das 10h, com todos os cuidados e medidas do protocolo de segurança sanitária do Museu (como controle de público e uso obrigatório de máscara). Um dos mais destacados nomes da chamada Geração 80 das artes visuais no Rio Grande do Sul, Dione Veiga Vieira (Porto Alegre, 1954) apresenta pela primeira vez uma individual no MARGS. A mostra traz a público um panorama dos últimos 20 anos das suas quatro décadas de produção. Esse período se inicia no momento de rompimento da artista com a pintura na virada dos anos 2000, em uma transição que leva sua produção à experimentação com objetos tridimensionais e propostas instalativas e de investigação da imagem, mediante utilização de materiais ... naturais e industriais, valendo-se em alguns trabalhos do caráter narrativo e poético da literatura. Nesse percurso, a artista incorporou meios e linguagens diversos, como escultura, instalação, fotografia, vídeo, texto, fotoperformance e mesmo apropriação de objetos e materiais, dando densidade a uma produção pautada pelo que denomina por “poética do corpo e da natureza”. “Dione Veiga Vieira — TERREAL” tem curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Fernanda Medeiros, curadora-assistente do Museu. “A exposição procura explicitar e assinalar o amplo campo de cruzamentos, atravessamentos e contaminações em que se amalgamam o pensamento poético e as práticas artísticas ao longo da produção e trajetória de Dione Veiga Vieira”, escrevem os curadores (leia mais abaixo o texto curatorial). Apresentada nas galeria Iberê Camargo e sala Oscar Boeira, “Dione Veiga Vieira — TERREAL” reúne mais de 40 obras, pertences ao MARGS, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul — MACRS, Fundação Vera Chaves Barcellos — FVCB, Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre e coleções particulares. No caso do Acervo Artístico do MARGS, a exposição traz a público, além de obras já pertencentes à coleção, um conjunto histórico recentemente adquirido, e que agora vem a qualificar e enriquecer a presença e representatividade da artista. Como primeira individual de Dione Veiga Vieira apresentada pelo MARGS, a exposição se insere no programa “Histórias ausentes”, voltado a projetos de resgate, memória e revisão histórica, com o objetivo de conferir visibilidade e legibilidade a manifestações e narrativas artísticas, destacando trajetórias e atuações. Assim, a presente exposição dá prosseguimento ao programa em sequência às mostras “Otacílio Camilo — Estética da rebeldia” (2019) e “Yeddo Titze — Meu jardim imaginário” (2021).

 

 

Entrada actualizada el el 14 ene de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones