Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

E o Caminho de Casa é o que nos afasta

Dónde:
Galería Vermelho / Rua Minas Gerais, 350 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
Desde 06 feb de 2024
Inauguración:
06 feb de 2024 / 19 a 22 h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
De 6 de fevereiro a 16 de março, a Vermelho apresenta, em colaboração com a Mendes Wood DM, O Caminho de Casa é o que nos afasta, exposição de Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino, com texto de Julieta González. A inauguração acontece no dia 6, das 19 às 22h, na Vermelho, e no dia 8, das 11 às 19h, na Mendes Wood DM. Na Sala Antonio, a Vermelho exibe um conjunto de 5 vídeos do início da produção de André Komatsu. O encontro especulativo que oportuniza a exposição extrapola os avizinhamentos sensíveis que a aproximação de um casal de artistas deixa evidente. O Caminho de Casa é o que nos afasta, acontece dez anos depois da exposição que os dois artistas realizaram no Malmö Konsthall, sob curadoria de Diana Baldon. A curadora já apontava, naquele momento, as muitas aproximações entre as produções dos dois artistas: a abordagem pós-conceitualista, o transnacionalismo de ambas as ... biografias, a crítica institucional e a revisão da história, entre outras tantas. “Travessias, idas e vindas, saídas, retornos e o que acontece entre tudo isso interliga a vida pessoal e as respectivas obras de Carla Zaccagnini e Runo Lagomarsino. Esta exposição em si é uma espécie de caminho, onde as suas trajetórias se cruzam e depois se bifurcam, nem que seja para se encontrarem novamente”, escreve Julieta González no texto da exposição. Carla Zaccagnini completa: “Não há dúvidas de que a convivência nos aproxima. Grupos de amigos, estudantes da mesma classe, parentes próximos terminam compartilhando referências, criando uma linguagem comum, colecionando um repertório dessas piadas a que chamamos internas. Ao longo de anos vivendo juntos, nos contagiamos de expressões e gestos como se fossem sintomas. Lemos ou pensamos ter lido os mesmos livros, reconstruímos ou reinventamos cada filme com cenas mal guardadas dispersas por nossas memórias, guiamos e desviamos as falas de um e de outro em diálogos que ninguém sabe quando começam.” A Vermelho reúne, em sua sala de projeção, um conjunto de 5 vídeos do início da produção de André Komatsu. Em comum, os trabalhos lidam com o trânsito do artista na cidade a partir de proposições performáticas impositivas. Tais imposições resultam em performances duracionais que se refletem na duração dos vídeos, que são sempre registrados por observadores não participativos que controlam as câmeras mantendo distância do artista. Alguns temas presentes nos vídeos podem ser identificados ao longo da trajetória de Komatsu, como a crítica a urbanizacão das grandes cidades.

 

 

Entrada actualizada el el 15 feb de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones