Exposición en Pinheiros, Sao Paulo, Brasil

E para que Poetas em Tempo de Pobreza? Cinepoemas de Carlos Adriano

Dónde:
Instituto Tomie Ohtake / Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
18 jun de 2019 - 28 jul de 2020
Inauguración:
18 jun de 2019
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Etiquetas:
Descripción de la Exposición
O Instituto Tomie Ohtake traz pela primeira vez ao público brasileiro uma compilação única da produção singular de Carlos Adriano, em formato de exposição, com curadoria de Priscyla Gomes. "E para que Poetas em Tempo de Pobreza? Cinepoemas de Carlos Adriano" acontece no ano em que se completa trinta anos da exibição do primeiro filme do cineasta paulistano. Exímio pesquisador, Adriano tem por método mergulhar em arquivos à procura de registros cinematográficos. A estes documentos descobertos em arquivos, ele mescla outros da sua vida pessoal, bem como excertos da cinematografia brasileira e internacional escolhidos criteriosamente pelos olhos atentos de um profundo conhecedor. Seus cinepoemas são, portanto, reapropriações cinematográficas de arquivo, um procedimento denominado found footage, termo que em tradução livre seria “trecho de filme encontrado”. Adriano é o principal expoente no Brasil de filmes neste gênero, sendo sua obra reconhecida internacionalmente. Seus mais de dez curtas e seu longa-metragem já foram ... exibidos em festivais e mostras no Brasil e no exterior, em cidades como Nova York, Chicago (EUA), Bilbao (Espanha), Bologna (Itália), Paris (França) e Roterdã (Holanda). A exposição traz um recorte de produções recentes do cineasta focado em sua série “Sem Título”. Em “sem título # 3: E para que Poetas em Tempo de Pobreza?”, produzido entre 2015 e 2016, que dá título à exposição, estão reunidas entrevistas com poetas e cineastas como o catalão Joan Brossa, o francês Jean Cocteau, o italiano Pier Paolo Pasolini, além de Ezra Pound, Giuseppe Ungaretti, entre outros, mesclando suas imagens e depoimentos com a de refugiados sírios. Destacam-se ainda na exposição “sem título # 4: Apesar dos Pesares, na Chuva Há de Cantares” (2017-2018), com cenas de diversos filmes ressignificados por trilhas sonoras como a da cena clássica de “Singin' in the Rain” (1952) com Gene Kelly dançando na chuva; e “sem título # 5: A Rotina terá seu Enquanto” (2018-2019), que levou em 2019 o prêmio de Melhor Curta Metragem no 24º Festival É Tudo Verdade. Composto por imagens, sons e trilha sonora extraídos de “A Rotina tem seu Encanto” (1962), último filme do cineasta Yasujiro Ozu, o cinepoema de Adriano é um verdadeiro manifesto às sutilezas dos gestos cotidianos.

 

 

Entrada actualizada el el 27 ene de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones