Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Enquanto o espaço for

Dónde:
Galeria Fernando Santos / Rua Miguel Bombarda, 526 / 536 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
16 mar de 2024 - 08 jun de 2024
Inauguración:
16 mar de 2024 / 16:00h
Horario:
Lunes y Sábado: 15h - 19h; Martes a Viernes: 10h - 12h30 y 15h - 19h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
226061090
Correo electrónico:
geral@galeriafernandosantos.com
Descripción de la Exposición
Aquilo de que não há ideia Num pequeno comentário escrevi há tempos sobre aspectos do processo criativo artístico, referindo temas que parecem provir dum lugar exterior ao ser (do não-ser?). Em causa o lugar da imagem: o silêncio, o vazio, o nada, os lugares de sombra e penumbra, do desconhecimento e da contínua busca, o não-existir. Maria Zambrano, no seu livro “O Homem e o Divino”, escreve sobre o nada, explica o ser na sua relação com o não-ser (A última aparição do sagrado: o nada). Não consigo parar de ler este maravilhoso texto de profunda reflexão sobre a transcendência, consciente da minha impreparação para o seu completo entendimento. “Mas o não-ser ficou sempre referido ao ser, excepto nesses “algos” que aparecem no Parménides como exemplo daquilo “que não há ideia”: o que sobeja dos corpos vivos, os restos da matéria, tudo isso de que “não há sequer ideia” Continua-se a ... pintura nos momentos que a interrogam: a expectativa do que é desconhecido e deslumbra, o exercício do desligar o composto, o envolvimento do olhar, a extensão do campo da visão, o prolongamento do corpo na sua fragmentação. Questionar o espaço é o que continuamente a pintura faz. Não será no sentido de “the final frontier”, a ambição dos anos sessenta, a crença na possibilidade de ir mais além, mas na constatação de que um espaço está para lá do corpo e é um lugar. A sua possibilidade depende de como este se apresenta. A afirmação da existência de um espaço é imperativa, pelo gesto que emana do corpo, pelo objecto construído, que estabelece novas regras. A possibilidade da sua representação estabelece-se pelo simulacro ou num ambiente de vivências aparentes. O ser manifesta-se pelo não ser, e é na tensão de opostos, como luz/escuridão ou presença/ausência que se concretiza. O não ser vislumbra-se na obra de arte, como objecto que é, propondo as interrogações que permitem caminhos na afirmação do ser. O não ser é tratado por Zambrano não como a negação do ser (e aqui se ultrapassa o sentido unívoco da realidade enunciado por Parménides) mas como a dimensão da realidade que desafia o ser a se manifestar plenamente. Convocam-se o mistério, o desconhecido e o divino, como situações que a razão humana não consegue aceder. Para Zambrano, o não ser não é algo de negativo, mas sim a ponte para a transcendência e para a busca do autêntico. O acto de representar, no sentido mais lato, o acto de imaginar uma imagem, é fonte de provocações, que se complementam e se contradizem, estruturando o processo criativo e inserindo-o no silêncio e no nada, ou naquilo de que não há ideia, anunciando assim os caminhos que afirmam o ser. Pedro Calapez, Março 2024

 

 

Entrada actualizada el el 21 mar de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
01 jun de 2024 - 30 jun de 2024

Bilbao, Vizcaya, España

Exposición
12 jun de 2024 - 02 sep de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
12 jun de 2024 - 31 jul de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones