Exposición en Lisboa, Portugal

Entre o Tempo

Dónde:
Vera Cortês Art Agency [ESPACIO CERRADO] / Av. 24 de Julho, 54, 1º E / Lisboa, Portugal
Cuándo:
23 sep de 2011 - 12 nov de 2011
Inauguración:
23 sep de 2011
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Num particular ecossistema serpenteia uma espécie de organismo indefinido, de complexa representação. Tem reminiscências biológicas, é silenciosa, alongada e tortuosa, num movimento dual que parece querer romper com seu substrato privado, apenas para posteriormente regressar. Há referências zoomórficas claras, porém uma dupla condição de inércia e de vida, aglutinada e letárgica, apega-se à vida para se concentrar no seu próprio volume. Tais organismos, alguns anelídeos aspecto, surpreendem-nos ao longo do caminho com diferentes morfologias, cores e materiais, apoiando-se nas instalações, sacralizando-as no solo na paisagem, capturando as paredes, formando frisos multi-semânticos, donos de um sonho próprio de conteúdo absorvido no seu envolvimento onírico e na sua esmagadora lentidão. Apesar de sua imprecisão, a plasticidade e a natureza regenerativa que envolve essas formas, aumenta o seu poder evocativo, porque desperta em nós. A solidão imiscui-se nesta engrenagem, e consciente da sua intangibilidade, Susanne Themlitz conceptualiza conferindo-lhe diferentes matizes e ... significados, a solidão absoluta, a solidão sossegada, hipnótica, asséptica, envolvente...

 

Mas se há um elemento definidor que conecta o espectador com esta paisagem insondável, e possivelmente com as ideias da artista é, na minha opinião, a figura humana. Humana?... Claro, desde logo as esculturas não manifestam uma fisionomia convencional. São misteriosos transeuntes sem rasto, corpos carentes de cabeça ainda que curiosamente pensantes e reflexivos, emblemáticos e poderosamente chamativos. As botas calçadas, longe de serem um acessório, constituem um elemento certeiro, que as faz aderir mais firmemente ao solo, ao mundo real, e salienta a componente errante de todos os seres humanos. O seu material maleável é provocatório e contém significados infinitos, desprovido de características faciais e de mãos, a sua animação e poder expressivo concentra-se nos seus contornos imaginativos e extraordinariamente eloquentes, que se expandem e contraem num mundo em suspensão, dividido entre o vazio e plenitude; entre a ascensão e a permanência.

 

Todo este universo, para o qual Susanne Themlitz reivindica transcendência e valores próprios, é concretizado e sublimado nas paisagens localizadas ao longo do espaço. São desenhos imbuídos de um lirismo forte que consubstanciam os conceitos que anteriormente referimos. Através do óleo, da grafite, da colagem, da aguarela ou de combinações destas técnicas, catalisa a energia e a melancolia; o que reflecte de perto a relação versátil e inclusiva de qualquer Ser com o Universo. Alguns deles são um verdadeiro tratado, em que cada linha se configura sobre o suporte como um acto poético, estruturando um desenho complexo e minucioso. Outros, por seu lado, recriam atmosferas regidas por uma magistral acção da cor, presente de uma forma evanescente e atemporal. Entre um sem fim de temas, de novo observamos o individuo, - frágil, dissecado e num processo de metamorfose -, mas também para o incomunicável paralítico em busca de sua lucidez; um insecto cuja importância se compara favoravelmente à de seres humanos, de cogumelos e de fungos fantasiosos, todos eles à mercê do ambiente, mas ao qual por vezes se impõem, casas acolhedoras e isoladas que cobiçam vivências e mistérios... É curioso como Susanne também se serve destes desenhos como referência à actividade artística que desempenha, pintando instrumentos e mesas de trabalho, desenhos e folhas em branco... mediante toda esta iconografia elabora uma meta-pintura que nos transmite também a evolução do seu esforço criativo.

 

Homens, animais, plantas, objectos e outros dispositivos operativos mas imprecisos, constituem um elenco variado de irrepetíveis imagens que dão vida a lugares de essência mitológica, onde cada personagem tem uma semelhança hierárquica. Montanhas, rochas e espirais eternas, amparadas por uma linha cuidadosa e tenaz, coexistem com representações tonais e abstractas, numa mesma dimensão concreta e intangível de água, terra e ar, em pacífico contraste com o peixe, o caracol e o próprio coração.

 

A força desta exposição transmite uma clara imagem da devoção que Susanne Themlitz tem pelo seu trabalho, apaixonada e incansável transcende realidades e configura universos experimentais. Nalguns casos, através de um jogo de raciocínio premeditado invoca o espectador que acompanha cúmplice, lançando luzes para protelar a sua compreensão e expandir a percepção.

 

Maria Ruiz Serrano

Nov. 2010

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones