Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Escada-Palafita

Dónde:
Silvia Cintra Galeria de Arte + Box 4 / Rua das Acácias, 104, Gávea / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
13 sep de 2023 - 14 oct de 2023
Inauguración:
13 sep de 2023
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
No dia 13 de setembro, será inaugurada “Escada-Palafita”, a quinta exposição individual de Iole de Freitas na galeria. A mostra exibirá 10 trabalhos inéditos da artista – sendo 9 esculturas e uma vídeo instalação – que contemplam a sua mais recente produção artística, ampliando as questões trabalhadas na mostra de Iole de Freitas: Colapsada, em pé, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), principalmente no que se refere às videoinstalações escada e fragmentos. Iole apresenta obras de diversos formatos tendo a Escada como referência, contrapondo esculturas pintadas artesanalmente com areia sobre aço inox – que trabalham as curvas e torções – às de papel com areia, mantendo as arestas vivas, que a artista batizou de asteróides. Com isso, a escultora evidencia um interessante contraste: como um material pesado como o aço, consegue se tornar visualmente leve e, como um material leve como o papel, torna-se denso e pesado. A poética ... dos tsunamis com suas grandes ondas estará presente numa escultura de aço e policarbonato. Além disso, uma nova vídeoinstalação que leva o nome da exposição, Escada-Palafita, que amplia o espectro da dança e da sonoridade tirada dos metais. Iole de Freitas iniciou sua formação em dança contemporânea no Rio de Janeiro, para onde se mudou aos seis anos de idade. Estudou na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, em 1970, mudou-se para Milão (Itália), onde iniciou sua produção artística e sua participação em exposições, além de trabalhar como designer no Corporate Image Studio da Olivetti, sob a orientação do arquiteto Hans von Klier. Ao longo de suas cinco décadas de carreira, Iole de Freitas participou de importantes mostras internacionais, como Bienal de Paris (França, 1975), a Bienal de São Paulo (1979), a 5ª Bienal do Mercosul (2005) e a Documenta (Alemanha, 2007), além de individuais e coletivas em várias cidades do mundo. Seus trabalhos integram importantes coleções, como a do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro; Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro; Museu de Arte do Rio; Bronx Museum (EUA); Winnipeg Art Gallery (Canadá); e Daros Foundation (Suíça).

 

 

Entrada actualizada el el 15 nov de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones