Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Esculturas de Ademar Berois

Dónde:
Espacio Uruguay / Av. Paulista, 1776 - 9º a. Elev. 3 y 4 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
08 may de 2013 - 28 jun de 2013
Inauguración:
08 may de 2013
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

Seu nome é Ademar Berois, um uruguaio de mais de 70 anos que, no percurso de sua vida, teve diversas oportunidades de servir ao tempo, sentar e sossegar até que viesse mais tempo, até que esse se acabasse. Mas, só de tinhoso e turrão, Berois foi acatando os pedidos de sua vida, os anseios de seu coração jovem, até as súplicas de um idoso órgão responsável por guardar as delicias e amarguras da vida.

 

Danado de tudo, Ademar Berois fugiu da guarda do Estado quando criança e foi morar com parentes. Dormiu embaixo de uma mesinha que tinha, ao lado, um bau. Curioso, ele abriu a tal arca e encontrou uma série de livros do Júlio Verne, e Alexandre Dumas. Foi assim que ele aprendeu a ler e a desenvolver a fala tão poética que possui hoje.

 

Berois foi atleta de luta greco-romana. Chegou a ganhar de um lutador duas categorias acima da sua, num golpe magistral que até saiu nos jornais da época. Berois também foi levantador de peso, competindo em diversas modalidades. Berois era um galã, parrudo e galanteador. E claro que sofreu por amor.

 

Com todas as qualidades esportivas, Berois se apaixonou pela música folclórica do sul. Aprendeu a tocar milonga e sempre que está com um instrumento na mão, o acaricia como se acaricia uma dama carnuda das mais belas curvas. Da força à delicadeza, Ademar Berois começou a aprender a esculpir quando jovem, aprendendo com um velho artífice. Roubou-lhe o ofício ao virar também artista plástico.

 

Ademar Berois, um homem cuja a vida agora vira documento. Roubando o Ofício - Ademar Berois é um filme em forma de documentário que tenta resumir todos os pequenos feitos pessoais de uma pessoa que tem, em sua essência, a vontade deliberada de servir a vida e fazer o que lhe der na telha. Um homem que mudou, e mudou e, sempre que achou válido, mudou.

 

O filme integra a série 'Majestades Anônimas' e narra a vida de Ademar Berois, artista plástico uruguaio que, entre outras profissões, foi lutador e marceneiro. Radicado no Brasil desde os anos 60, Berois vive até ho je no Tremembé.

 

Hoje, ele divide seu tempo entre esculturas e a bicicleta, outra de suas paixões. O velhote uruguaio adora competições sobre duas rodas e, sempre que conversa com sua 'magrela', pede desculpas por não lhe dedicar o tempo que queria.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Arte pura

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones