Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Estrelas conversando em voz alta

Dónde:
Fundação Iberê Camargo / Av. Padre Cacique, 2000 / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
25 nov de 2023 - 18 feb de 2024
Inauguración:
25 nov de 2023
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
“A temporalidade das obras de arte pode juntar coisas que foram feitas há muito tempo e há dois minutos”¹. Os trabalhos reunidos em Estrelas conversando em voz alta, exposição de Janaina Tschäpe na Fundação Iberê, nos aproximam desta experiência temporal. Entre as fotografias After the rain (2003) e a série Self-portraits (2018-2023), a artista construiu um corpo de trabalho que tem na pintura a sua linguagem principal, sendo a presença constante da paisagem o eixo orientador de toda a sua trajetória. No caso, uma paisagem sempre reinventada, irrigada pelo ato de fabular. A imagem plena de poesia que dá título a essa mostra, e que nos fala sobre estrelas conversando em voz alta, surge como uma possível síntese de uma obra que toma a paisagem como sujeito. Nesse sentido, vale recordar uma passagem do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro: “Antigamente tudo tinha, como se diz, ‘alma’. Mas o clube de proprietários ... dessa propriedade foi minguando. A ciência cancelou a alma das pedras, das plantas, depois dos bichos e dos mortos. A propriedade da alma agora está restrita aos humanos vivos.”² A obra de Tschäpe evoca a possibilidade de um tipo de vínculo com o mundo que caminha na mão inversa deste apontado por Viveiros de Castro. As suas paisagens aquáticas, celestes, geológicas, diurnas ou noturnas, nos deixando entrever somente um átimo de figuração, findam por endereçar justamente a chance de olharmos ao redor e avistarmos “a alma das pedras, das plantas, depois dos bichos e dos mortos.” Ou seja, trabalham por uma subjetivação radical do mundo. Estamos, assim, diante de mais de duas décadas de produção de uma artista cuja pesquisa caminha nas antípodas de um presente desencantado, desprovido de espectros e de sonhos. A obra de Janaina Tschäpe, ao contrário, em seu diálogo constante entre paisagem interior e exterior, memória e fabulação, nos convida a imantar o mundo com generosas doses de imaginação. Luisa Duarte Curadora ---------------------------- ¹ Passagem do artista Tunga (1952-2016) em entrevista para a Revista Carbono, 2012. ² VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Subjetivação radical do mundo, 2023.

 

 

Entrada actualizada el el 28 nov de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones