Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Fernando Lanhas - Centenário de nascimento 1923-2023

Dónde:
Galería Quadrado Azul - Oporto / Rua Miguel Bombarda, 578 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
16 sep de 2023 - 04 nov de 2023
Inauguración:
16 sep de 2023 / 16 h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Exposição comemorativa do centenário de Fernando Lanhas O meu pai nasceu a 16 de Setembro de 1923 e faleceu em 2012 com 88 anos. Nada é eterno, é sabido. Há dias passou-me pelas mãos uma fotografia da prova automobilista de LeMans de 1923, ano do seu nascimento. Era uma imagem de uma zona florestal da prova, em tons sépia, deslavada, de grão grosseiro e pouco nítida. Acontece medirmos o tempo pela qualidade de uma fotografia. Sensibilizou-me a imagem ser do ano do nascimento do meu pai - mas aquela ideia de “muito tempo” não foi consequente afinal da data de nascimento, mas da qualidade da imagem. A ideia nostálgica que permanece para quem é posterior à captação da imagem, é que aquela época era cinza ou a sépia, tal a quantidade de imagens que o “comprovam”. Façamos uma foto atual da floresta apenas. Se quisermos, a imagem também é agora de ... 1923. Ou de 1763, ou de 1278, ou de 234 AC… A luz afinal é eterna, assim como o tempo. Ainda hoje permanecem no local ciclicamente aquela luz e cores. A foto de agora não é de 1923 mas a luz e cores não se degradaram desde 1923. O registo é que não era bom. Fernando Lanhas “o pintor” que nunca se viu a si como tal, procurou cores para os seus quadros que não se alterassem com o tempo, as cores do pó que é o fim de tudo, as cores da pedra que permanece até ser areia, e depois seguir no ar como poeira. Ele queria além disso que a sua pintura fosse tão natural como uma árvore a ponto de poder passar por ela sem olhar. Isto tem algo a ver com pintura mas pouco… e não tem que ter porque não é só uma exposição de pintura, é mais que isso uma forma de assinalar o centenário do nascimento de alguém que me ajudou a pensar, alguém que me encaminhou para olhar de forma particular muitas questões mundanas. O meu pai. O material exposto é o que se pode mostrar em pouco espaço, dos interesses e perguntas de alguém que sempre perguntou o mundo, e o tempo… alguém que se ocupou de muito do que tem a ver com luz: pintura, desenho, estética e arquitetura. Alguém que quis saber como são as areias em vários locais do mundo, afinal muito semelhantes umas às outras, assim como a luz de 1923 era igual à de hoje. Setembro de 2023 Pedro Lanhas

 

 

Entrada actualizada el el 12 sep de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Exposición
21 may de 2024 - 22 sep de 2024

Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones