Exposición en Lisboa, Portugal

Fotografia, a minha viagem preferida

Dónde:
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico / Rua da Palma, 246. 1100-394 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
19 oct de 2018 - 23 feb de 2019
Inauguración:
19 oct de 2018 / 19:00
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
«Desde pequena que a fotografia foi para mim o passatempo mais agradável. Nunca fiz nenhuma viagem sem levar a máquina comigo e, muitas vezes, o prazer maior era o de poder tirar fotografias: se, por qualquer motivo, me não era possível fazê-lo, o passeio não tinha para mim o mesmo encanto. (...)» Helena Corrêa de Barros, in "Fotografia: Revista ao Serviço da Arte Fotográfica", Lisboa, A. II N.º 8 (fev.-mar. 1955) p. 14 O Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico inaugura Helena Corrêa de Barros - Fotografia, a minha viagem preferida, a 18 de outubro, pelas 19 horas. Esta exposição traz a público uma coleção privada atribuída a Helena Corrêa de Barros (1910-2000). A coleção de fotografias, doada ao Arquivo Municipal de Lisboa pela família em 2003, é constituída por álbuns, negativos a preto e branco, provas a preto e branco de vários formatos e diapositivos a cores e já se encontra disponível ... ao público.* A exposição apresenta um conjunto de imagens digitais a cores, de 1947 a 1972, a partir de diapositivos Kodachrome numa sequência cromática referenciada por espaços distintos, das suas diversas viagens, e por uma história pessoal, bem como por um conjunto de fotografias a preto e branco, da década de 1950, tendo sido algumas apresentadas em concursos e exposições fotográficas, promovidos pelo Salonismo, movimento artístico fotográfico que organizava excursões fotográficas e exposições. Helena Corrêa de Barros foi uma fotógrafa amadora, que iniciou a prática fotográfica com o seu pai, ainda jovem, por volta de 1925. Começou a fotografar a preto e branco e dedicou cerca de 50 anos ao registo fotográfico diapositivo a cores, maioritariamente com a película Kodachrome, de 1947 a 1998, em temas como a família, as viagens e a paisagem. Com a exposição da autora, ainda pouco conhecida, temos a oportunidade de apresentar um valioso conjunto de imagens de qualidade e interesse para a história da fotografia em Portugal. Em anexo juntamos algumas imagens que pode usar para divulgação. A exposição estará patente ao público na Rua da Palma, 246, até dia 23 de fevereiro de 2019, de segunda-feira a sábado, entre as 10h00 e as 19h00. Se desejar poderemos agendar uma visita guiada com a curadora da exposição, Paula Figueiredo Cunca. No dia da inauguração da exposição será lançado o respetivo catálogo. * Disponível para consulta online através da base de dados do Arquivo Municipal de Lisboa:

 

 

Entrada actualizada el el 11 oct de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones