Exposición en Vila Franca de Xira, Lisboa, Portugal

FotoUtopia: Construções Imaginárias

Dónde:
Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal / Largo Mário Magalhães Infante. Cais de Vila Franca de Xira / Vila Franca de Xira, Lisboa, Portugal
Cuándo:
18 sep de 2021 - 21 nov de 2021
Inauguración:
18 sep de 2021
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Programa Curatorial - FotoUtopia: Construções Imaginárias No momento em que o presente permanece suspenso e o futuro incerto e obscuro, esta exposição centra-se na emergência de uma imaginação utópica capaz de mobilizar energias e redefinir potencialidades e prioridades, revelar outras realidades e projetar outras possíveis formas de viver e criar, refletindo sobre práticas e territórios em expansão no mundo da fotografia. De modo a contrariar esta sensação de disfunção distópica, reflitamos sobre o que este tempo transformador representará para o futuro. No desafio de dar forma ao futuro, centremo-nos não no que era mas no que poderá ser, no possível e desconhecido, examinando várias maneiras de experimentar o mundo através da imagem. Sendo esta uma exposição de fotografia estamos interessados nas novas possibilidades imagináveis neste campo, que é também um lugar de renovação, de metamorfose e mutação contínuas. Como poderá ser este um novo mundo e como se exprime na cultura fotográfica? De ... uma coisa podemos ter a certeza: as realidades mutantes corresponderão olhares expansivos. FotoUtopia pretende apresentar uma combinação verdadeiramente dinâmica de projetos representativos da diversidade e vitalidade da fotografia contemporânea, mediante a presença de trabalhos recentes de quatro artistas que exploram o campo da fotografia, encarando-o como meio conceptual e de experimentação, de indagação e reavaliação criativa sobre os temas e processos de produzir imagens na atualidade. Importa sondar os efeitos de uma realidade pós-Internet baseada na aceleração e desmaterialização e de um mundo de edição e circulação ilimitada e saturada de imagens. E reconhecer, nesse vórtice de transmissão digital, e redes sociais e de informação que moldam indelevelmente a nossa visão, a proposta de modelos de comunicação baseados na documentação obsessiva, na fragmentação, na descontinuidade e na hibridização e porosidade de diferentes meios, contextos e formas, que nos incitam a um constante exercício de montagem e conetividade. Toda esta dinâmica será evocada por uma Bienal atenta ao futuro que renasce todos os dias, assim com às nossas esperanças nele.

 

 

Entrada actualizada el el 15 nov de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
01 jun de 2024 - 30 jun de 2024

Bilbao, Vizcaya, España

Exposición
12 jun de 2024 - 02 sep de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
12 jun de 2024 - 31 jul de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones