Exposición en Lisboa, Portugal

Futuros de Lisboa

Dónde:
Museu de Lisboa - Torreão Poente / Terreiro do Paço. Praça do Comércio, 1 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
13 jul de 2018 - 18 nov de 2018
Inauguración:
13 jul de 2018
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Como se pensa e se tem pensado o futuro? E o/s futuro/s de Lisboa? Que futuros e mudanças imaginamos para a cidade? Num tempo de profundas alterações como o que hoje vivemos, o Museu de Lisboa promove uma exposição que levanta questões e propõe possibilidades na conjugação de três elementos: Lisboa, Cidade e Futuro. Futuros de Lisboa ocupa, de 13 de julho a 18 de novembro de 2018, dois pisos do Torreão Poente da Praça do Comércio, núcleo do Museu de Lisboa. Às perspetivas dos comissários, João Seixas, Manuel Graça Dias e Sofia Guedes Vaz, juntam-se as reflexões de diversos ensaístas convidados, e a de todos os cidadãos que contribuíram com as suas ideias. Em 10 salas de exposição, equacionam-se elementos que suportam os conceitos de Lisboa, Cidade e Futuro, valores que lhes subjazem, atitudes de mudança e perspetivas para a sua construção, tomando como base as interpelações que tais tendências, valores e atitudes ... foram originando e continuarão a originar para a transformação das cidades e da vida urbana; e, neste caso, para a transformação de Lisboa. A exposição não propõe cenários concretos de futuro, abrindo antes uma ampla base de interpelação e interrogação a cada visitante, em várias dimensões: Como se pensa e como se tem pensado o Futuro? Como se pensa e se tem pensado a Cidade? O que se poderá afigurar como mais fundamental na construção de futuros para a cidade de Lisboa? Através de imagens, vídeos, fotografas, documentos, objetos tecnológicos e obras de arte, a exposição leva-nos numa viagem desde o Futuro ao Longo do Tempo, passando pelo Futuro do Passado, pelas Dificuldades em Prever o Futuro, ao Futuro que Já Cá Está, e até ao Futuro Inevitável, terminando na sala dos Pilares de Lisboa. Serão ainda apresentados alguns dos trabalhos que nos chegaram como resultado de um convite à participação dos cidadãos lançado pelo Museu de Lisboa, através do site da exposição e em escolas da cidade. Em abordagens multidisciplinares, ora otimistas ora pessimistas, as temáticas da ecologia e da sustentabilidade, da inovação e da criatividade, da coesão e da justiça estarão sempre presentes. O público poderá encontrar documentação fotográfca e multimédia das coleções do Museu de Lisboa, mas também de coleções privadas, objetos do quotidiano da vida urbana em Lisboa e materiais relativos a importantes experiências científcas levadas a cabo por universidades de Lisboa, em áreas tão diversas como os sistemas de informação, robótica, energia, ecologia, comunidade e cidadania.

 

 

Entrada actualizada el el 10 oct de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones