Exposición en Bragança, Braganca, Portugal

Graça Morais - Humanidade

Dónde:
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais / Abílio Beça, 105. 5300 - 011 / Bragança, Braganca, Portugal
Cuándo:
30 jun de 2018 - 24 feb de 2019
Inauguración:
30 jun de 2018
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Sob o signo da metamorfose, Graça Morais retoma, em força, numa série inteiramente inédita de desenhos e pinturas sobre papel, um olhar muito particular sobre a humanidade. Das imagens, grandemente comprometidas com a sociedade contemporânea, ressalta um conjunto muito diverso de rostos e figuras tão intrigantes como grotescas, tão serenas como inquietas, tão densas como etéreas, a partir das quais a artista efetiva uma complexa trama de emoções e ações humanas. Graça Morais pensa o mundo a partir do desenho e da pintura. Não apenas no sentido de representar ou testemunhar a realidade, mas no desejo de sobre ela construir uma outra verdade, perspetivando sobre a humanidade novas reflexões e interrogações. Como ficções visuais, os seus desenhos são, de algum modo, a materialização de um universo desconcertante, transgressor, apartado de qualquer organização racional e lógica de sentidos. O enfoque desta nova série está uma vez mais na figura humana e sua condição. Cada obra ... é expressão ou epicentro de uma sucessão complexa de emoções ou estados de alma. Entre a raiva e a indiferença, o desalento e a esperança, a compaixão e a crueldade, a tensão e o silêncio, multiplicam-se narrativas tão ambíguas e perturbadoras como as suas personagens. O tratamento da figura é novo. As linhas e formas parecem transforma-se diante de nós, sob o vigor do traço e a espessura das várias camadas da grafite e do carvão, ou diluem-se nas pinceladas aquosas e subtis, para mergulhar numa manifesta depuração formal com profundos sinais de abstração. Graça Morais regressa em força à metamorfose. As suas personagens, isoladas ou em grupo, retomam formas animalescas ou mutantes. Os traços humanos fundem-se, transferem-se, sobrepõem-se, voltam a cruzar-se com as linhas e as feições de um gafanhoto. No entanto, esta transmutação em inseto não lhes anula as poses e os comportamentos, o olhar e até as emoções humanas. Pelo contrário, evidencia-as. Cada personagem, cada figura, no seu hibridismo, na sua ambiguidade, encena posturas e situações reais; associam-se referências, disposições e gestos universalmente reconhecíveis, seja um acontecimento tão banal ou familiar como o de uma mãe que segura o filho ao colo, seja de manifesto cariz político-social, como o da submissão ou humilhação de um grupo de homens alinhados contra um muro.

 

 

Entrada actualizada el el 28 jun de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones