Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Grandjean de Montigny e o Rio de Janeiro no século XIX - Planos e projetos de um arquiteto francês para uma metrópole em construção

Dónde:
Museu Nacional de Belas Artes - MNBA / Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia) / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
13 ene de 2017 - 02 abr de 2017
Inauguración:
13 ene de 2017 / 12:00
Horario:
Terça até sexta de 10h às 18h; sábado, domingo e feriado de 13h às 18h.
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Abrindo a agenda de exposições de 2017, o MNBA/IBRAM/MINC inaugura no dia 13 de janeiro a mostra "Grandjean de Montigny e Rio de Janeiro no século XIX - Planos e projetos de um arquiteto francês para uma metrópole em construção". A data marca os 80 anos de criação do MNBA, em 1937, por Getulio Vargas. No bojo de um aparelhamento administrativo para o Rio de Janeiro, que recebeu a família Real e a corte portuguesa a partir de 1808, os traços do arquiteto francês Grandjean de Montigny desempenharam um papel relevante pelas transformações e adaptações produzidas na paisagem da cidade, visando se adaptar ao novo status adquirido. Grandjean de Montigny (Paris, 1776 - Rio de Janeiro, 1850) desembarcou por aqui em 1816, integrando a Missão Artística Frances, chefiada por Joaquim Lebreton. Alguns de seus outros companheiros foram Nicolas Taunay, Debret, Pradier, Ferrez entre outros. Possuindo uma robusta formação, que incluía aulas na Academia ... de Arquitetura de Paris e estudos na Academia de França em Roma, além de muitas premiações, Montigny projetou obras que marcaram profundamente a arquitetura do Rio, como a Academia Imperial de Belas Artes(da qual o MNBA é herdeiro de boa parte do acervo), o prédio da Praça do Comércio, atual Casa França-Brasil, o Solar Grandjean de Montigny(na PUC-RJ), bem como diversos chafarizes, como os de Benfica, da rua São Clemente e o da Carioca(já demolido). Tendo em vista a expansão da cidade e a interligação entre áreas diversas da urbe, Grandjean de Montigny pensou a reordenação de algumas ruas do centro, a construção de palácios e do Senado do Império, e uma ligação do Passeio Público com bairros que começavam a surgir, como Botafogo e Laranjeiras. Para as curadoras da mostra "Grandjean de Montigny e Rio de Janeiro no século XIX - Planos e projetos de um arquiteto francês para uma metrópole em construção", Laura Abreu e Claudia Ribeiro, a idéia é fazer com que o visitante percorra um Rio de Janeiro do inicio do século 19, numa perspectiva de visão do mar para o verde das montanhas que emolduram a sua inesquecível paisagem. E também observar as transformações perpretadas numa cidade colonial que embalava seu crescimento por abrigar a sede do Império português, mudando para sempre a realidade pré-existente. A exposição exibe originais do acervo do MNBA e reprodução de obras da Biblioteca Nacional, Museu D. João VI (da EBA/UFRJ), e do Arquivo Nacional. O MNBA possui a maior coleção pública, são cerca de 240 obras, de Grandjean de Montigny.

 

 

Entrada actualizada el el 06 mar de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones