Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Gravidade

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) / Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
30 abr de 2022 - 14 ago de 2022
Inauguración:
30 abr de 2022
Horario:
De martes a domingo de 10 a 21 h.
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A exposição Gravidade no MAC-USP reúne duas obras em grande escala produzidas com intervalo de quase uma década e apresentadas pela primeira vez no Brasil. A instalação Imóblie (2013), originalmente concebida para a exposição individual de Marcius Galan na galeria White Cube (Londres, 2013), consiste de uma estrutura formada por hastes de madeira, cabos de aço, discos de metal e uma moeda de uma libra esterlina. A obra é estruturada a partir das dimensões dessa moeda: o primeiro dos cinco discos de metal que compõem a instalação possui o dobro do tamanho do objeto original e assim progressivamente, sendo que o maior desses discos atinge um diâmetro de 160cm. Apoiados verticalmente sobre o piso do espaço expositivo, os discos e a moeda são sustentados por meio de um sistema de equilíbrio que se estende até o teto do edifício. Como um gigantesco móbile estático cujas peças se apoiam sobre o chão, ... o trabalho enfatiza a força de atração gravitacional em direção ao centro do planeta. Na obra inédita Movimento de placas (2022), Marcius Galan partiu do padrão do piso do MAC-USP, no qual observou diferenças de coloração entre os chapas de granito preto que cobrem o espaço devido ao desgaste da cera em partes da superfície. Sobre seções de piso descolorido, o artista posicionou chapas de metal curvas ou planas que reproduzem o formato e a cor do piso original, criando a impressão de descamação do revestimento. A sugestão é de que as extremidades das chapas de granito teriam se descolado do solo devido à deterioração do material, insinuando um movimento contrário àquele da gravidade. Mais do que apresentar instalações site-specific que respondem à arquitetura do edifício, a exposição Gravidade contrapõe dois trabalhos que sublinham a percepção das forças físicas que atuam sobre nós. Kiki Mazzucchelli

 

 

Entrada actualizada el el 03 may de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones