Exposición en Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Guerreiros, Cães e Reis

Dónde:
Centro de Artes UFF / Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí / Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
20 sep de 2023 - 29 oct de 2023
Inauguración:
20 sep de 2023 / 17:00
Horario:
De segunda a sexta, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 13h às 21h
Organizada por:
Artistas participantes:
Teléfonos:
55 (21) 2629-5576
Correo electrónico:
faleconosco@centrodeartes.uff.br
Descripción de la Exposición
A pintora Telma Gadelha apresenta a série de pinturas “Guerreiros, Cães e Reis” na galeria de arte da UFF, no evento “A Ponte”. A artista cearense que vive no Rio de Janeiro apresenta cerca de 12 obras inéditas, em acrílica e/ou óleo sobre tela. As outras exposições no local são de Jamex, Thiago Almeida e do coletivo Raquel Reine Areias Gandra. Os quatro foram selecionados através de Edital de Artes Visuais da UFF para expor na galeria e participar de uma coletiva no Museu Janete Costa, no Ingá. O projeto faz parte do 13º Interculturalidades – Inventação, que celebra a arte e a cultura brasileira, em programação elaborada pelo Centro de Artes UFF e a Fundação de Arte de Niterói. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada até 29 de outubro. Os trabalhos de Telma Gadelha reunidos no projeto são inspirados em viagens recentes da artista ao Cariri ... cearense, onde pesquisou os cortejos festivos do Ciclo de Reis, os chamados quilombos de Juazeiro do Norte. Em suas pinturas somos arremessados à grandeza do festejo pelos detalhes. Como uma câmera, que se concentra em pequenos planos, recortes e zooms, suas telas retiram da multidão personagens específicos ou aspectos de fantasias, com grande contraste e luminosidade. Em obras multicoloridas de tamanhos variados, entre 35 x 25 cm e 160 x 130 cm, predominam verdes, azuis e vermelhos de intensa beleza e vibração. Não vemos seus rostos, mas estão lá os famosos mestres, que comandam cada cortejo, com seus reis e rainhas, príncipes e princesas, embaixadores e guerreiros, representados por coroas, mantos e armaduras carregadas de fitas, lantejoulas e espelhos. Encontramos também os Mateus e Catilinas, personagens cômicos emblemáticos da festa, com a cara pintada de preto. “Essa exposição é antes de tudo uma celebração da peleja lúdica do povo cearense. São pinturas que homenageiam as cores e movimentos do Reisado, a luta entre a luz e a treva, o caos e a ordem”, diz a artista. Também chamado de Folia de Reis, o Reisado é uma manifestação popular que celebra a visita dos três reis magos a Belém. A celebração inicia-se no Natal, indo até 6 de janeiro, dia em que os reis presenteiam o menino Deus com os dotes de rei (o ouro), de Deus (o incenso) e de mortal (a mirra). São considerados aí como doze dias de sorte e profecia, que espelham os doze meses do ano vindouro. Cada Reisado é comandado por um mestre, que imprime originalidade a seu grupo. Em Juazeiro, um dos mais famosos é o Reisado Discípulos de Mestre Pedro, também chamado Reisado dos Irmãos, comandado por mestre Raimundo e mestre Antônio, retratados por Telma.

 

 
Imágenes de la Exposición
Telma Gadelha, Farol do Mateu

Entrada actualizada el el 25 sep de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones