Exposición en Lisboa, Portugal

Heimo Zobernig

Dónde:
Lumiar Cité - Maumaus / Rua Tomás del Negro, 8A / Lisboa, Portugal
Cuándo:
26 jun de 2015 - 13 sep de 2015
Inauguración:
26 jun de 2015 / 19:00
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A arte de Heimo Zobernig é articulada através dos objetos expostos, da exposição em si e da forma como as obras estão instaladas, o que permite a apropriação dos aspetos arquitetónicos do local de exposição, criando um campo de ambiguidade entre a obra de arte e o sistema expositivo que é necessário para transformar os objetos em arte - sistemas, esses que nas suas exposições se tornam em obras de arte de pleno direito. Apropriando-se dos discursos próprios da arte, expõe as narrativas e posições ideológicas que os suportam e, assim, desestabiliza-os e reinterpreta-os com leveza e economia de meios através de uma metodologia que, com frequência, o público experiencia simultaneamente de modo inquietante, divertido, seco, humorístico e desarmante. O artista está interessado no que separa a arte do que não é arte, renegociando o significado que se dá à arte em geral, e às exposições em particular, numa prática expositiva ... que à importância do objeto acrescenta a importância de como ele é apresentado - trabalha tanto o conceito de escultura como a superfície em que ela é colocada, a pintura na parede como a intervenção arquitetónica que a suporta. Na sua exposição no espaço Lumiar Cité, Heimo Zobernig intervém na arquitetura do piso superior da galeria, remetendo para o projeto arquitetónico original (2008) concebido, mas nunca executado, pelo arquiteto Marcos Corrales (Espanha) e também para a intervenção que o artista Thomas Mulcaire (África do Sul) realizou neste mesmo espaço (2011). A intervenção de Zobernig é contextualizada com a apresentação de anteriores obras suas em vídeo e escultura e, assim, cruza a história da sua prática artística com a história do espaço expositivo. Heimo Zobernig (Mauthen, Áustria, 1958) vive e trabalha em Viena. Na sua intensiva atividade expositiva destacam-se participações nos mais importantes eventos internacionais: Bienal de Veneza (2001, 1988); documenta, Kassel (1997, 1992); e Skulptur Projekte Münster (1997). Entre as suas exposições individuais mais recentes destacam-se: Pavilhão da Áustria na Bienal de Veneza (2015); Mudam Luxembourg e Kestnergesellschaft, Hannover (ambas 2014); Kunsthaus Graz (2013); e Palacio de Velázquez/ Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid (2012).

 

 

Entrada actualizada el el 23 jun de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones