Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

heróis nunca celebram vilões - heróis apenas celebram vilões

Dónde:
Galeria Leme / Av. Valdemar Ferreira, 130 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
04 jul de 2018 - 11 ago de 2018
Inauguración:
04 jul de 2018 / 19:00
Horario:
De martes a viernes de 10h a 19h y sábado de las 10h a las 17h
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Correo electrónico:
info@galerialeme.com
Descripción de la Exposición
Igor Vidor passou os últimos anos impulsionado por um interesse em investigar a relação entre o corpo (físico ou social) e os seus respectivos contextos urbanos, frequentemente opressivos e violentos. Durante a sua pesquisa o artista coleta um conjunto de objetos que carregam resquícios de um estado de violência profundamente enraizado no quotidiano da cidade, tais como cápsulas usadas de fuzis ou até mesmo armas de brinquedo, construídas por crianças que imitam as armas reais que fazem parte do seu dia-a-dia. Ao escolher tais elementos Vidor mostra como símbolos de violência são naturalizados e acabam por ganhar novos significados, sejam eles lúdicos, relacionados a lógicas de marketing e consumo, ligadas a aspirações sociais ou status, ou outros. A inocente brincadeira infantil com armas de brinquedo, que é comum a crianças de diferentes estratos sociais, acaba também adquirindo outros sentidos nessas comunidades, onde repetidas vezes tais brinquedos são confundidos por armas ... reais, acarretando perigo iminente para a vida dessas crianças. Num estado em que a vigilância ao perigo é constante, outros objetos comuns são também confundidos por armas de fogo, ocasionando a morte de inocentes. Alguns desses itens aparentemente inofensivos são re-contextualizados na exposição, de forma a que possam explicitar as complexas motivações e consequências do aparato de segurança implementado em favelas na cidade, assim como a sua relação com outros agentes globais cujo papel de fabrico e difusão de armas de fogo alimenta a indústria bélica mundial. Como resultado do seu trânsito por territórios díspares da cidade o artista reuniu também diversas entrevistas que nos fazem adentrar as realidades desiguais do Rio de Janeiro. Outros diálogos e colaborações com agentes que partilham das mesmas questões e preocupações do artista, resultam em convites para realização de performances que acontecerão no dia da abertura da exposição. Igor Vidor nos convida a debruçar sobre a complexidade social da cidade do Rio de Janeiro, através da relação entre o corpo social e as políticas de segurança pública. Fazendo-nos ponderar como tal fricção alimenta uma engrenagem de violência intermitente e aparentemente sem solução que transcende a especificidade do contexto do Rio de Janeiro e encontra ecos e recorrências em vários outras cidades do Brasil.

 

 
Imágenes de la Exposición
vista de la exposición

Entrada actualizada el el 12 jul de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones