Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Horizontes

Dónde:
Galeria Marcelo Guarnieri - Rio de Janeiro [ESPACIO CERRADO] / Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
11 sep de 2017 - 21 oct de 2017
Inauguración:
11 sep de 2017
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Um dos principais nomes da arte brasileira da geração dos anos 60, Amelia Toledo integra o elenco de artistas que soube conjugar a paixão pelas formas, traduzidas em múltiplas linguagens, como a pintura, o desenho, a escultura e o design de joias, com a inquietação pelo pensamento, no qual atuou como docente nas principais universidades do país. A série Horizontes, iniciada nos anos 90, é resultado da investigação de Toledo sobre a ideia de paisagem, tanto no espaço pictórico, quanto no espaço físico. A linha do horizonte tem uma presença marcante na tradição da pintura ocidental figurativa, servindo como ponto de referência na construção da imagem e da relação que nosso corpo estabelece com ela. Fatia de Horizonte, escultura formada por uma chapa de aço inox em formato retangular, sendo ¼ dela polido e os outros ¾ oxidados, é uma peça que parece embaralhar categorias da dimensão espacial no momento em ... que produz uma espécie de elevação da linha do horizonte. A faixa espelhada da peça vertical alcança uma altura que a permite refletir aquilo que está acima de nossas cabeças, levando-nos a reorganizar nosso senso de direção no espaço. Podemos também circular por um conjunto de Fatias de Horizonte e nos perder entre elas: a experiência imersiva é uma frequente na produção de Amelia Toledo. As pinturas são compostas por duas faixas de cores que ocupam, cada, uma metade da tela, encontrando-se em algum momento. Segundo a própria artista, esse encontro marca “o limite de ser ou deixar de ser”, como “um espaço vazio entre dois pensamentos”. Ao nos aproximarmos dessas telas, é impossível ficar indiferente à textura da juta, tão presente e robusta em sua estrutura tramada, mas ainda assim, suficientemente elegante para receber um trabalho tão delicado com a tinta. O formato paisagem de alguns quadros – esse que tem a forma retangular onde a altura é menor que o comprimento – nos leva a associar os dois campos de cor às faixas do céu e da terra de uma pintura figurativa. O que vemos nas telas de Toledo, contudo, é uma investigação sobre a própria pintura, pelo uso e extroversão de seus padrões esquemáticos que se dá pela cor. O tensionamento entre tons de cores tão próximas dividindo o mesmo retângulo produz um tipo de vibração que, embora cause um efeito mais imediato à visão, mobiliza também, a um olhar mais demorado, outros sentidos. Amelia Toledo 1926 – São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo, Brasil Sua produção é marcada pelo uso de materiais distintos como bolhas de espuma, líquidos coloridos, pedras, conchas, chapas de alumínio ou acrílico e evidenciam um interesse profundo pelas questões da matéria, seja ela orgânica ou industrial. Transitando constantemente entre o controle formal e a intuição, Toledo investiga as relações que construímos com o espaço a partir da nossa sensibilidade às cores, substâncias, volumes, texturas e dimensões. Há nisso uma reflexão filosófica sobre os aspectos da linguagem, e que passa também por uma curiosidade científica sobre as estruturas não só do pensamento e dos sentidos, como também da própria natureza. Seu envolvimento com a ciência vem desde muito pequena, quando aprendeu, ainda criança, a manipular microscópios com seu pai que era cientista. Amelia Toledo, no entanto, gosta sempre de lembrar: “Se meu trabalho tem algo com a ciência, é com uma ciência ligada à intuição e a outros enfoques que não o racionalista”. Coleções que possuem seus trabalhos: Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro; Centro Cultural São Paulo; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal; Fundação Padre Anchieta, São Paulo; Itaú Cultural, São Paulo; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; Museu de Arte de São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 

 

Entrada actualizada el el 18 sep de 2017

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