Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Iberê Camargo: Tudo te é falso e inútil

Dónde:
Fundação Iberê Camargo / Av. Padre Cacique, 2000 / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
02 oct de 2021 - 30 ene de 2022
Inauguración:
02 oct de 2021
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Esta exposição propõe uma experiência imersiva nos últimos anos da obra de Iberê Camargo, a partir das célebres pinturas da série Tudo te é falso e inútil, reunidas pela primeira vez na Fundação Iberê. Selecionada pelo artista Lucas Arruda, cuja mostra individual “Lucas Arruda: Lugar sem lugar” se encontra no piso superior, em colaboração com a curadora Lilian Tone, a apresentação explora momentos de intersecção e diálogo entre o trabalho dos dois pintores, e busca sugerir pontos de acesso ao entendimento de questões compartilhadas por ambos. Considerado o último corpo de trabalho finalizado por Iberê Camargo, a série Tudo te é falso e inútil parece ser para onde converge – e de certa forma submerge – toda a sua trajetória artística. Elementos constitutivos do léxico singular do artista – carretéis, manequim, bicicleta – compartilham com figuras débeis e pesadas, quase andrógenas, o lugar elusivo e movediço demarcado pelas pinturas e desenhos. ... Como escreveu o próprio Camargo: “No meu andarilhar de pintor, fixo a imagem que se me apresenta no agora e retorno às coisas que adormeceram na memória, que devem estar escondidas no pátio da infância.” A seleção de trabalhos aqui expostos – que inclui pinturas e desenhos das séries Ciclistas e Idiotas, além da série completa e esboços preparatórios para Tudo te é falso e inútil – busca justamente explicitar o processo obsessivo desse “retorno das coisas que adormeceram na memória,” onde a re-emergência dos mesmos elementos oferece ao espectador uma imersão profunda no imaginário singular do pintor. Desde o primeiro encontro do artista paulista com as pinturas da série Tudo te é falso e inútil, há seis anos, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, elas se tornaram uma forte referência para seu trabalho. Arruda conta que voltou repetidas vezes à exposição para ver as pinturas: “O que mais me impressionou, nessa série, foi o perfeito alinhamento entre a execução e o assunto do trabalho. O drama daquelas imagens não reside somente no conteúdo, mas em como Iberê as construiu, no modo como a tinta é posta e raspada, riscada, depositada e removida múltiplas vezes, resultando na fantasmagoria das figuras. A angústia do tema é expressa na própria carne da pintura. Parece existir uma ansiedade no fazer estreitamente conectada ao assunto, o que traz uma potência muito grande para o trabalho. Essa qualidade da pintura do Iberê foi uma das coisas que mais me chamou a atenção.” Em Tudo te é falso e inútil, aponta Arruda, “Iberê tenta captar esse momento em que as coisas perdem sentido”. No entanto, a despeito da atmosfera distópica, “da evidente falta de otimismo manifesta nas pinturas”, acrescenta, “é notável a capacidade desse trabalho de gerar um consolo à inquietação existencial do ser humano”.

 

 

Entrada actualizada el el 15 nov de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones