Exposición en Ribeirão Prêto, Sao Paulo, Brasil

Imagem Eletrônica

Dónde:
Casa da Cultura de Ribeirão Preto / Praça Alto do São Bento, s/nº / Ribeirão Prêto, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
06 ago de 2003 - 03 sep de 2003
Inauguración:
06 ago de 2003
Horario:
Mar-Dom 09:00-18:00
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web  Blog 
Teléfonos:
(16)3636-1206
Descripción de la Exposición
Imagem Eletrônica A idéia desta mostra é podermos observar uma das práticas artísticas mais comuns à artecontemporânea, em que obras são realizadas com o auxílio do computador como um instrumento no processo criativo. O uso desta máquina revolucionária por alguns artistas, veio para quebrar os nossos limites de compreensão do processo artístico, muitas vezes ainda ligado com aquela noção artesanal de se produzir arte. Seu uso remonta aos anos sessenta quando surgiu em meio a muita polêmica. Hoje estamos muito longe daquelas primeiras experimentações com o surgimento dos primeiros desses equipamentos eletrônicos (computadores, máquinas xerográficas e fax). Mas o uso deles pelos artistas ainda causam estranhamento e inquietações sobre o rumo das artes visuais. A visualidade destas obras geradas pelas últimas gerações de computador podem até se aproximar de uma pintura ou uma fotografia, com muitos efeitos especiais, criando novos desafios no entendimento do que consideramos arte e, até mesmo, negando-a. ... Uma de suas características é, justamente, a de não impor limites ao processo criativo e às metodologias para a resolução das obras. Um número crescente de artistas vêm investigando e incorporando à suas poéticas os avanços tecnológicos, muitas vezes sem nenhuma parcimônia. Em função de tais inovações no campo da tecnologia, um novo público vem se formando, mais afeito às artes visuais e jogos eletrônicos, cheios de efeitos especiais. São crianças e adolescentes que, em um processo veloz e com muita familiaridade, preferem abandonar as formas usuais de divertimento, consumo cultural e informativo, para permanecerem cada vez mais tempo diante das telas de computadores, mudando deste modo, de forma radical, a experiência sensorial, transformando o computador em um agente de instauração artística. As imagens geradas tornam-se impactantes, muito distantes das que estávamos costumados a apreciar. O propósito desta exposição, portanto, tem por objetivo, evidenciar a fruição deste tipo de arte em nossa sociedade pós-industrial, que tem por base um alto grau de informatização e que vem sendo construída e baseada na dependência tecnológica. A penetração de manifestações artísticas neste contexto amplia nossa capacidade de compreensão deste novo universo de imagens imateriais que são armazenadas em cd-rom ou que circulam na internet e podem ser materializadas em uma dessas impressoras eletrônicas comuns. A estética infográfica pode causar um certo estranhamento no primeiro contato por sua "frieza" e "limpeza" visuais, resultado dos materiais utilizados em sua finalização, a exemplo do vinil adesivo visto aqui em imagens gráficas, obtidas por impressoras do tipo plotter, que possibilitam saídas nos mais variados materiais e nas dimensões nunca imaginadas antes. RICARDO RESENDE

 

 

Entrada actualizada el el 11 sep de 2020

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones