Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Imagens de uma saudade

Dónde:
Museu de Arte Sacra / Avenida Tiradentes, 676 - Luz / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
29 sep de 2019 - 03 nov de 2019
Inauguración:
28 sep de 2019 / 11:00
Horario:
Terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
+55 (11) 3326-3336
Correo electrónico:
MAS@MUSEUARTESACRA.ORG.BR
Descripción de la Exposición
MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO EXIBE FOTOS DE ARTE TUMULAR O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, exibe “Imagens de uma saudade”, dos fotógrafos Luciana Fátima e Arlindo Gonçalves e curadoria de Vanessa Bortulucci. Nas 21 imagens que compõe a mostra, estão expostas uma das várias tentativas do homem em preservar a memória dos que se foram: “A saudade não possui nenhuma relação com o vazio. Ao contrário, ela é um espaço cheio de memória, que pulsa e se transforma o tempo todo”, define a curadora. Esse segmento cultural criativo constitui um campo pouco estudado e pouco valorizado, mas já com vários artistas especializados, ao redor do mundo, em seu registro como patrimônio a ser preservado por seu valor tanto artístico como histórico. O conjunto de fotografias, em preto e branco, ... exibe expressivos recortes; as imagens selecionadas retratam com a necessária delicadeza, a força dos materiais utilizados. “...pedras que são carne, tecido, asas, som, sopro, sonho e imaginação” diz Vanessa Bortulucci. A Arte Tumular constitui uma representação criativa que busca oferecer uma reinterpretação ao contraste entre a vida e a morte. Na elaboração das estatuas, seus códigos visuais são compostos por conjuntos de símbolos ou obras narrativas elaboradas com os mais diversos materiais como mármore, granito, ferro e bronze. Esses trabalhos começam a ser vistos como obras de arte, uma vez que essas obras possuem um forte viés artístico, cultural e museológico. A sensibilidade do escultor é fator indispensável na tentativa de transmitir afeto através da obra cravada na pedra. “Em cada escultura, há a homenagem dos vivos para os vivos – pois somente a eles é reservada a tarefa, doce e terrível, de lembrar”, declara a curadora. “Como pode ser bela a representação de uma dor? Pode, por ser ela um último preito a alguém que foi amado”. José Carlos Marçal de Barros Exposição: "Imagens de uma saudade" Artistas: Luciana Fatima e Arlindo Gonçalves Curadoria: Vanessa Bortulucci Abertura: 28 de setembro de 2019, sábado, às 11h Período: 29 de setembro a 02 de novembro de 2019 Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo - www.museuartesacra.org.br Sala MAS/Metrô Tiradentes - Estação Tiradentes do Metrô - São Paulo – SP Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento/educativo para visitas guiadas Horários: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h

 

 
Imágenes de la Exposición
Imagem de uma saudade

Entrada actualizada el el 02 oct de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones