Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Imagens Posteriores

Dónde:
Ateliê da Imagem Espaço Cultural [ESPACIO CERRADO] / Av. Pasteur, 453 Urca / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
07 dic de 2012 - 09 mar de 2013
Inauguración:
07 dic de 2012
Comisariada por:
Descripción de la Exposición

A exposição apresenta a premiada série fotográfica resultado de 10 anos de trabalho de campo da artista como 'fotógrafa viajante' percorrendo longas distâncias pelo Brasil e exterior.

 

Imagens Posteriores trata da experiência do tempo e do deslocamento tendo como matéria a paisagem de diversas locações não identificadas, para que o espectador possa empreender um percurso experimental próprio.

 

A exposição

 

A mostra com curadoria da pesquisadora italiana Claudia Buzzetti, apresenta 10 imagens inéditas em grandes formatos da premiada série Imagens Posteriores, de Patricia Gouvêa. Além do trabalho ambientado na Galeria do Ateliê da Imagem - espaço criado e dirigido pela artista, a exposição conta ainda com cinco intervenções urbanas espalhadas em locais diversos da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dias antes da inauguração da exposição, Patricia ... irá 'deslocar' paisagens em formato de lambe-lambe e fazer uma intervenção em alguns muros degradados da cidade. Muitos destes estão fadados a desaparecer em virtude das obras de revitalização na cidade. Os locais escolhidos são Praça da Bandeira (serão duas, uma em cada lado da pista), viaduto Santa Bárbara (embaixo em um dos retornos próximo a subida de Santa Teresa), Santo Cristo (próximo à entrada da Rua Sara - perto da antiga fábrica Bhering) e na Maré. Um vídeo da intervenção urbana fará parte da exposição da galeria. A mostra urbana tem curadoria de Marco Antonio Teobaldo, em parceria com o selo multimedia TAL - TechArtLab, que representa a artista. Imagens Posterioresfica em exposição na Galeria do Ateliê da Imagem até 28 de fevereiro de 2013.

 

O livro

 

Com 114 páginas, a edição trilíngue conta com texto do jornalista André Viana, edição de imagem da pesquisadora italiana Claudia Buzzetti (que também é curadora da exposição) e projeto gráfico de Elisa von Randow, diretora de arte da Revista Zum, do IMS (Instituto Moreira Sales). O livro Imagens Posterioresreúne 50 imagens resultado da investigação fotográfica de Patricia Gouvêa.

 

'Patricia, artesã da imagem, pouco a pouco foi se impregnando das teorias de Flüsser, de Bergson, de André Rouillé, de Maurício Lissovsky e Luiz Alberto Oliveira, ao mesmo tempo em que registrava, de carro, ônibus ou barco, seus experimentos fotográficos nos quais o tempo já não se apresentava mais com sua tediosa máscara mortuária, mas como, digamos, sentimento vivido de eternidade. Baía de Guanabara, Chapada dos Veadeiros, Grand Canyon, Lençóis Maranhenses, Amazônia, Lagoa dos Patos, Uruguai, Argentina, Bolívia: paisagens finalmente libertas de seus atributos geográficos, constituindo não mais uma fruição estática para o espectador, mas experiência viva', escreve o jornalistaAndré Viana no texto de apresentação do livro.

 

Sobre Patricia Gouvêa

 

Nasceu em 1973 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Fundadora e diretora do Ateliê da Imagem - espaço referência na formação e difusão da fotografia no Rio de Janeiro desde 1999, Patricia é presença atuante no cenário brasileiro como artista visual. Graduou-se em Comunicação pela ECO/UFRJ, é especialista em Fotografia e Ciências Sociais (UCAM/RJ) e Mestre em Comunicação e Cultura na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem (ECO/UFRJ). Sua pesquisa de mestrado resultou no livro 'Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea', publicado em 2011 pela Azougue Editorial.

 

Seu trabalho artístico prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces. A noção de tempo constitui um dos principais eixos de sua pesquisa. Em 2003, realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro. Desde então, realizou outras exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia. Entre 2005 e 2009, fez parte do coletivo Grupo DOC (Desordem Obssessiva Compulsiva), que promoveu dezenas de ações no Brasil e no exterior

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Patricia Gouvêa

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones